• Projeto ambiental do Sicoob Credija completa um ano

    Recuperação de áreas degradadas e construção de proteção de nascentes foram algumas das ações realizadas

Projeto ambiental do Sicoob Credija completa um ano

21 Jun, 2017 10:21:57 - Economia

Santa Rosa do Sul (SC)

O Sicoob Credija está completando o primeiro ano de ações do seu projeto ambiental e que visa, entre outras questões, a distribuição de 20 mil mudas frutíferas e de espécies arbóreas nativas. Com a parceria do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Santa Rosa do Sul, responsável pela produção das mudas, a cooperativa está promovendo a cooperação e conscientizando as pessoas sobre o papel fundamental de preservação do meio ambiente.

Desde que o projeto foi iniciado a distribuição das mudas também acontece com ações de plantio, recuperação de áreas degradadas ou próxima de nascentes e rios. Para o presidente do Sicoob Credija, Wolni José Walter, o perfil de gestão da cooperativa vai além do modelo de negócio. “Estamos sempre trabalhando focados na excelência e buscando ser referência no segmento cooperativista de crédito, mas também atuar de forma transformadora na vida das pessoas e de suas comunidades”, destaca.

Todas as ações da Credija nesse sentido também integram o Dia de Cooperar, promovido com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Outro ponto positivo do projeto é a sua inclusão nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que preveem 169 metas para os próximos 15 anos, que abordam cinco temas fundamentais para a humanidade: as pessoas, o planeta, a prosperidade, a paz e a parceria.

Recuperação e conservação de nascentes

A construção de proteção de nascentes também é outra iniciativa inserida no projeto ambiental da cooperativa. Ao todo, cinco localidades já receberam as obras que visam o controle da erosão do solo por meio de estruturas físicas e barreiras vegetais de contenção, minimização de contaminação química e biológica, e evitar, ao máximo, as perdas de água através da transpiração das plantas.

“Preservar e promover a recuperação do meio ambiente é algo que já faz parte da nossa história, foi através dos agricultores que a cooperativa foi fundada e assim como os homens do campo, valorizar o que a natureza nos oferece é um dever de todos”, comenta Donato Semprebon, vice-presidente do Sicoob Credija.

Evento em julho vai celebrar o Dia de Cooperar

A cidade de Jacinto Machado, sede da cooperativa, recebe no dia 7 de julho um grande evento em alusão ao Dia de Cooperar com atividades e serviços sociais durante todo o dia. “Atitudes simples movem o mundo” é o tema da campanha deste ano, que propõe mostrar que atitudes simples podem mudar a realidade local.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal