• Projeto alemão que automatiza produção de leite chama atenção dos catarinenses em missão oficial

Projeto alemão que automatiza produção de leite chama atenção dos catarinenses em missão oficial

15 Out, 2016 17:25:00 - Santa Catarina

Turíngia (Alemanha)

No primeiro dia da missão catarinense à Alemanha, nesta sexta-feira, 14, a comitiva visitou um projeto que torna a ordenha do gado leiteiro automatizada. A iniciativa, pioneira no mundo, foi implantada em um pequena cooperativa agropecuária em Remda-Teichel, comunidade alemã no estado do Turíngia. Santa Catarina e Turíngia oficializarão um acordo de irmanamento na segunda-feira, 17, durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha.

"Vamos estudar as características deste projeto para avaliar formas de parcerias que possam levá-lo para Santa Catarina, onde as cooperativas agropecuárias de pequeno porte são bem comuns, especialmente neste momento em que nos aproximamos da Turingia", disse o secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond. A comitiva catarinense conta ainda com a participação do procurador-geral do Estado, Sandro José Neis, e o promotor de Justiça Fábio de Souza Trajano.

A maior inovação no processo de ordenha veio com o desenvolvimento de um carrossel com espaço para 40 animais serem ordenhados ao mesmo tempo. A planta foi projetada de forma a que as próprias vacas se dirijam aos espaços, sem interferência humana. Segundo o corpo técnico, isso deixa o animal mais tranquilo em um processo mais eficiente e organizado do que as alternativas manuais ou automatizadas.  

A máquina também faz avaliação do corpo do animal para seguir com a ordenha ideal para cada indivíduo do rebanho. O leite extraído é testado logo após a coleta, também de forma automatizada. Não estando dentro as normas, o leite é descartado pelo equipamento. Cada vaca produz em média 32 litros de leite por dia. De acordo com a empresa que desenvolve a tecnologia, o custo de implantação do carrossel foi de, por cabeça no carrossel, 45 mil euros.

Na Alemanha, o projeto já foi instalado em outras oito propriedades rurais e há duas no Canadá. A comitiva catarinense foi a primeira de um país da América Latina a conhecer a iniciativa.

Outra inovação é a produção de energia a partir dos dejetos dos animais. A planta foi projetada com uma usina de biogás com capacidade para geração de 500 kW, suficiente para abastecer cinco mil residências. O excedente da energia que não é consumido na propriedade, explicam os técnicos, é vendido para a distribuidora de eletricidade local, aumentando os ganhos da cooperativa.

O investimento total realizado pela cooperativa na modernização da propriedade - processo de ordenha, estábulos e geração de energia pelo biogás - consumiu 8 milhões de euros e foi concluído em dois anos.

Ministério Público

Na parte da tarde, a agenda da comitiva de Santa Catarina incluiu uma audiência no Ministério para Migração, Justiça e Proteção do Consumidor da Turíngia, onde foram recebidos pela secretária-adjunta do órgão, Dra. Silke Albin.

O procurador-geral do Estado, Sandro José Neis, e o promotor de Justiça Fábio de Souza Trajano apresentaram a atuação do Ministério Público de Santa Catarina (SC) e suas prerrogativas. Entre os pontos abordados no encontro também estavam o sistema de cruzamento de informações do MP/SC.

Na noite de segunda-feira, 17, o secretário Virmond e os promotores do MP/SC se reunirão com o ministro da pasta no Encontro Econômico Brasil-Alemanha, após uma audiência no Ministério Público da Turíngia à tarde.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE