Programação do Outubro Rosa inicia amanhã em Criciúma

03 Out, 2016 15:38:08 - Saúde

Criciúma (SC)

Compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença e melhorar a qualidade de vida das mulheres são algumas questões que serão tratadas mais intensamente durante a programação do Outubro Rosa, em Criciúma, que inicia nesta terça-feira (4), no Terminal Urbano do bairro Próspera. A ação é promovida pela Prefeitura de Criciúma, via Secretaria Municipal de Saúde, e visa diminuir o número de casos de câncer e ajudar as mulheres a cuidar ainda mais da sua saúde.

A abertura oficial do Outubro Rosa será neste sábado (8) na Praça Nereu Ramos, a partir das 9h30min, e terá séries de eventos para orientar as mulheres, como palestras, atividades preventivas, caminhada de mobilização e missa comemorativa em alusão aos 10 anos da Associação Amor à Vida (Amovi). No dia 29 de outubro a programação encerra com o Mutirão da Saúde. “O programa vai tratar a prevenção do câncer de mama, desde o descobrimento até a forma de tratar e o cuidado durante esse período. Porém, o câncer não é o único foco do movimento, iremos tratar a saúde como um todo, para melhorar a qualidade de vida das mulheres”, explica a coordenadora da comissão do Outubro Rosa 2016, Andréia Sharon Salomão.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, e é realizado no Brasil desde 2002. A ação é uma campanha mundial executada anualmente. O secretário de Saúde, Vitor Benincá, destaca que as precauções não devem ser tomadas somente em outubro. “O mês serve apenas para intensificar a questão do câncer de mama, fazer as pessoas refletirem durante esta data, mas é preciso ter os cuidados durante o ano inteiro”, ressalta.

Apoiam e colaboram também com o Outubro Rosa a Fundação Cultural de Criciúma, a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), a Amovi, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), o Hospital São José, o Sesc, o Sest/Senat e o Lions Clube.

Confira alguns eventos da programação do Outubro Rosa 2016
08/10 - Abertura oficial do Outubro Rosa - 9h30min
10/10 - Palestra sobre Saúde da Mulher - 13h30min
14/10 - Palestra sobre Saúde da Mulher - 14h
15/10 - Dia “D” Preventivo em Unidades de Saúde da Família - 8h às 17h
20/10 - Tarde Rosa - 13h às 17h
22/10 - Caminhada Rosa - 9h
26/10 - Missa da Saúde - 15h
27/10 - 1º Encontro Sul Catarinense dos Portadores de Câncer - 8h às 17h
29/10 - Mutirão da Saúde - 8h30min às 12h


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança