• Programa Protetor Ambiental será desenvolvido em Maracajá

Programa Protetor Ambiental será desenvolvido em Maracajá

21 Mar, 2019 10:40:46 - Geral

Maracajá (SC)

Uma turma de 30 alunos das redes públicas de Maracajá, com idades entre 12 e 14 anos,  terão a oportunidade, neste ano, de integrar o Programa Protetor Ambiental, institucionalizado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), que proporciona formação de 180 horas/aula. A oportunidade foi garantida em reunião realizada nesta quarta-feira (20) em encontro de representantes da corporação, administração municipal de Maracajá e de uma das escolas estaduais do município.

Para realizar o programa, executado pela Polícia Militar Ambiental, são fornecidos pela PMSC, com recursos do Ministério Público Estadual, uniforme, boné, cantil, botas de couro, agenda e material didático. A corporação também se responsabiliza pelos recursos humanos para ministrar aulas teórica e práticas e saídas de estudos. A Prefeitura de Maracajá fica responsável pelo transporte e lanche dos participantes. As aulas são semanais, no contra turno escolar, informa o cabo Leandro Ghelere, da PM Ambiental, que apresentou o projeto.

As secretárias de Meio Ambiente e Turismo e de Administração e Finanças, Gisele Dal Pont e Marluci Vitali, além da diretora do Departamento de Educação, Cristiane Sant`Ana e da diretora da Escola Estadual Eufrásio Avelino Rocha, Dirlene Pedroso, aprovaram a iniciativa e garantiram a parceria. O próximo passo, salientou a sargento Roberta Matos, é divulgar o programa nas quatro escolas - duas de cada rede pública - e agendar o processo seletivo que definirá os 30 participantes do programa neste ano.

A estrutura e atividades da Polícia militar, ecologia, recursos hídricos, gestão de resíduos, de flora e de fauna, legislação ambiental, unidades de conservação integram o conteúdo programático da formação. Atividades extracurriculares, como visitas educativas a Unidades de Conservação, Museu de Zoologia, trilhas ecológicas e noções de aspectos regionais, culturais, cidadania e civismo completam o programa.

"Após a conclusão do programa espera-se que estes jovens  possam ser multiplicadores dos conhecimentos adquiridos em sua formação e podendo levar para a sua comunidade no relacionamento com colegas de escola e familiares a importância da preservação do meio ambiente para as presentes e futuras gerações", acrescenta o cabo Ghelere. A previsão é que a aula inaugural ocorra na primeira quinzena de maio próximo.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança