Programa Mentoring realiza primeira edição no campus da Unesc em Araranguá
Araranguá (SC)
O Programa Mentoring da Unesc Araranguá realizou nesta semana o primeiro encontro entre as pessoas que tiveram projetos selecionados para receber apoio para o desenvolvimento de suas ideias inovadoras. Ao todo, 17 ideias receberão ao longo do ano, mentoria para o apoio técnico no planejamento e desenvolvimento de novos negócios – desde a concepção até a pré-incubação.
No primeiro encontro, as atividades tiveram a participação do coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc Araranguá, Diogo Morais e foram ministradas pela professora da Universidade, Cristiane Dias, uma das mentoras do programa.
Morais explica que o processo de mentoria conecta os candidatos a empreendedores com mentores que podem compartilhar seus conhecimentos e experiências profissionais com vista ao aprimoramento dos projetos. O programa é dividido em três etapas: Desenho da Ideia, Modelagem de Negócios e Plano de Negócios, que totalizam três meses de atividades. Após esse período, vem a fase de pré-incubação dos negócios, com duração de seis meses.
O programa é uma realização do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc e ocorre há anos na Unesc em Criciúma. As atividades originalmente são presenciais, mas em virtude da pandemia de Covid19 o programa foi remodelado para ser ofertado em uma versão online. “Não queríamos deixar ninguém fora de nossas ações nesse período de distanciamento social. O Mentoring transforma a ideia da pessoa em um negócio. Seja ele privado, empreendedorismo social, de qualquer dimensão. Transformamos a ideia, o sonho da pessoa em uma realidade de negócios”, afirma.
Ideias lapidadas
Com metodologias desenvolvidas pelo Núcleo de Empreendedorismo e outras utilizadas na área de administração, as ideias passam por uma lapidação inicial, quando se pensa no problema que ela estará resolvendo na sociedade. Após ela tomar corpo, vem a fase de o negócio ser modelado, quando levantas questões como proposta de valor e diferencial competitivo. Em seguida, é construído um plano de negócios, com análises importantes de mercado.
“Tivemos muita interação nesse primeiro encontro. As pessoas estavam procurando por algo que as ajudasse e não conseguiam encontrar. Vimos que apenas no primeiro encontro eles já tiveram respostas a diversas perguntas. E ainda tem muito mais conhecimento pela frente”, comenta Morais
Mateus Balthazar teve a ideia selecionada para fazer parte do Mentoring e já viu o quanto o programa vai ajudar a realizar seu sonho. “No primeiro encontro já conseguimos ter uma visão do real problema que vamos solucionar para o mercado e que também servirá para entendermos o diferencial da marca e encontrarmos o nicho de mercado e o público alvo”.
Para Cristina Gomes Boabaid, a proposta do Mentoring veio ao encontro da necessidade dos participantes de alinharem suas ideias e receber auxílio de profissionais para serem tiradas do papel.
ASSESSORIA DE IMPRENSA