• Programa Mentoring realiza primeira edição no campus da Unesc em Araranguá

    Primeiro encontro online reuniu empresários que receberão mentoria ao longo deste ano na Unesc

Programa Mentoring realiza primeira edição no campus da Unesc em Araranguá

23 Abr, 2020 13:04:37 - Educação

Araranguá (SC)

O Programa Mentoring da Unesc Araranguá realizou nesta semana o primeiro encontro entre as pessoas que tiveram projetos selecionados para receber apoio para o desenvolvimento de suas ideias inovadoras. Ao todo, 17 ideias receberão ao longo do ano, mentoria para o apoio técnico no planejamento e desenvolvimento de novos negócios – desde a concepção até a pré-incubação.

No primeiro encontro, as atividades tiveram a participação do coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc Araranguá, Diogo Morais e foram ministradas pela professora da Universidade, Cristiane Dias, uma das mentoras do programa.

Morais explica que o processo de mentoria conecta os candidatos a empreendedores com mentores que podem compartilhar seus conhecimentos e experiências profissionais com vista ao aprimoramento dos projetos. O programa é dividido em três etapas: Desenho da Ideia, Modelagem de Negócios e Plano de Negócios, que totalizam três meses de atividades. Após esse período, vem a fase de pré-incubação dos negócios, com duração de seis meses.

O programa é uma realização do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc e ocorre há anos na Unesc em Criciúma. As atividades originalmente são presenciais, mas em virtude da pandemia de Covid19 o programa foi remodelado para ser ofertado em uma versão online. “Não queríamos deixar ninguém fora de nossas ações nesse período de distanciamento social. O Mentoring transforma a ideia da pessoa em um negócio. Seja ele privado, empreendedorismo social, de qualquer dimensão. Transformamos a ideia, o sonho da pessoa em uma realidade de negócios”, afirma.

Ideias lapidadas

Com metodologias desenvolvidas pelo Núcleo de Empreendedorismo e outras utilizadas na área de administração, as ideias passam por uma lapidação inicial, quando se pensa no problema que ela estará resolvendo na sociedade. Após ela tomar corpo, vem a fase de o negócio ser modelado, quando levantas questões como proposta de valor e diferencial competitivo. Em seguida, é construído um plano de negócios, com análises importantes de mercado.

“Tivemos muita interação nesse primeiro encontro. As pessoas estavam procurando por algo que as ajudasse e não conseguiam encontrar. Vimos que apenas no primeiro encontro eles já tiveram respostas a diversas perguntas. E ainda tem muito mais conhecimento pela frente”, comenta Morais

Mateus Balthazar teve a ideia selecionada para fazer parte do Mentoring e já viu o quanto o programa vai ajudar a realizar seu sonho. “No primeiro encontro já conseguimos ter uma visão do real problema que vamos solucionar para o mercado e que também servirá para entendermos o diferencial da marca e encontrarmos o nicho de mercado e o público alvo”.

Para Cristina Gomes Boabaid, a proposta do Mentoring veio ao encontro da necessidade dos participantes de alinharem suas ideias e receber auxílio de profissionais para serem tiradas do papel.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE