• Programa Líder Integração Amurel é lançado em Tubarão

    Seminário na Arena Multiuso firmou a parceria entre o SEBRAE/SC e os 18 municípios da microrregião

Programa Líder Integração Amurel é lançado em Tubarão

06 Dez, 2017 14:23:05 - Geral

Tubarão (SC)

A Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), e o SEBRAE/SC, promoveram na noite de segunda-feira, (4), o primeiro seminário regional visando à implementação do Programa Líder. O evento reuniu aproximadamente 130  pessoas dos setores público, privado e terceiro setor, dos 18 municípios associados. O encontro faz parte da fase pré-operacional do projeto, que é de identificação da situação regional, sensibilização e formação do grupo interessado em participar.

A intenção é reunir empresários, executivos, gestores municipais e representantes de entidades da sociedade civil, com perfil de liderança e potencial para construir uma rede de parceiros da região, visando à elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento. No final de oito encontros, que acontecerão em aproximadamente oito meses, o objetivo é ter uma agenda para o desenvolvimento da região, com plano de ação e governança composta por integrantes do grupo onde a metodologia proposta pelo SEBRAE foi aplicada.

Próximas etapas

Na segunda fase do projeto, o grupo se estrutura, coopera e constrói estratégias de desenvolvimento. Os oito encontros tem duração de 12h, com intervalo de 3 a 4 semanas entre eles, e vão tratar dos seguintes eixos: Construção da coesão e identidade do grupo; Gestão compartilhada da mudança; Desenvolvimento da liderança empreendedora; Oportunidades de articulação e negociação; A escolha do futuro da região; Formulação de estratégias de desenvolvimento; Elaboração do plano de ação; Institucionalização e governança do desenvolvimento da região. Na fase pós-operacional, haverá dois fóruns de monitoramento dos compromissos regionais, o segundo depois de 180 dias do término dos encontros.


Autoridades

O analista técnico do SEBRAE Diego Demétrio  abriu a sessão de pronunciamentos e explicou detalhadamente a cronologia e objetivos do projeto. O presidente da Amurel, prefeito de Tubarão Joares Ponticelli,  o diretor-superintendente do SEBRAE Santa Catarina, Carlos Guilherme Zigelli, e o deputado estadual, Gelson Merísio, representando Assembléia Legislativa estavam entre as autoridades que formaram a mesa de abertura do seminário.

Em suas considerações, Joares Ponticelli lembrou que desde que assumiu a presidência da Amurel tem buscado implantar ações que contemplem o desenvolvimento integrado da região, e também estimulado os seus colegas prefeitos a pensarem da mesma forma. “Neste sentido, o Programa Líder vem ao encontro do que eu defendo enquanto presidente da Amurel, que é um pensamento coletivo, afinal nossos problemas e gargalos para o desenvolvimento são semelhantes e precisamos mais do que nunca unir esforços e conhecimento”, disse.

Case de Sucesso

O evento encerrou com a palestra de Altair Rittes, ex-prefeito de Dionísio Cerqueira e membro integrante do Líder da Trifronteira, que integrou os municípios vizinhos de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, Bom Jesus do Sul e Barracão, no Paraná, e Bernardo de Irigoyen, na Argentina. Durante aproximadamente 40 minutos, Altair relatou de que forma o Líder se desenvolveu na sua região e como ele impactou positivamente o desenvolvimento regional.

Prefeitos ou seus representantes assinaram o protocolo de adesão durante a cerimônia. Os demais presentes que desejaram se integrar ao projeto aderiram ao mesmo após o término do evento. Os interessados em conhecer melhor o Programa Líder podem procurar o diretor executivo da Amurel, Celso Heidemann (48) 3626-5711 ou o SEBRAE Tubarão (48) 3626-4580.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança