• Programa “Propriedade Rural Sustentável” protege recursos

Programa “Propriedade Rural Sustentável” protege recursos

03 Nov, 2016 16:36:00 - Geral

Chapecó (SC)

Completa um ano o programa “Propriedade Rural Sustentável Aurora (PRSA)”, criado pela Cooperativa Central Aurora Alimentos para desenvolver os cooperados de maneira que atinjam níveis de sustentabilidade nas suas cadeias produtivas envolvendo os processos de gestão e meio ambiente, gerando certificação nos estabelecimentos rurais.

“Propriedade Rural Sustentável Aurora” é a soma dos programas De Olho na Qualidade Rural, Times de Excelência, Suíno Ideal, Leitão Ideal, Qualidade Total Rural, Frango Aurora, Programa Aurora de Qualidade do Leite (PAQL), Creche Aurora e Programa de Capacitação Ambiental.

O diretor de agropecuária da Aurora, Marcos Antônio Zordan, observa que os programas trabalhavam de maneira isolada, por isso surgiu a necessidade de integrá-los, como uma forma de avaliar e premiar os cooperados que aplicam e mantêm seus fundamentos. O grupo de trabalho iniciou as atividades no campo em 2012, na sequência foi realizada a capacitação dos e técnicos e definida a maneira de auditoria com indicadores econômicos relativos aos programas-modelos de certificação das propriedades.

O projeto-piloto foi aplicado em quatro cooperativas (Cooper A1, Auriverde, Cooperalfa e Cooperitaipu), com a participação de 12 produtores. Os itens do checklist incluíram: gestão da propriedade; ambiental l; social; gestão específica das atividades; ambiental específica das ações.

No atual estágio foi concluído o treinamento dos técnicos que assistem os produtores integrados nas atividades de suínos, aves e leite. Esses técnicos treinarão os produtores para que atinjam os padrões necessários para certificação. Na sequência, as cooperativas filiadas solicitam a auditoria e, havendo adequação aos padrões com a pontuação necessária, as unidades serão certificadas como Propriedade Rural Sustentável Aurora. Esse esforço conta com o apoio integral de cada cooperativa filiada. 

O modelo de certificação das empresas rurais teve a colaboração do consultor do Sebrae Geraldinho Buffon, especialista em ISO 9000.

Nesse primeiro ano de implantação, o programa cumpriu as fases de desenvolvimento dos indicadores de avaliação e do projeto-piloto para verificar se os objetivos estabelecidos; avaliação e aprovação do programa pela direção da Aurora, lançamento, divulgação do programa e planejamento de ações junto as filiadas e treinamento de 245 técnicos do sistema Aurora.

Produtores já estão sendo auditados e recebendo a certificação: cerca de 50 estabelecimentos rurais se propuseram a participar no grande oeste catarinense. “Isso significa desenvolvimento e por consequência rentabilidade, qualidade de vida e preservação dos recursos naturais, deixando um mundo melhor que recebemos”, assinala o assessor de suinocultura da Aurora Alimentos, Sandro Luiz Tremeá.

O PRSA assegura que o produtor aplica os programas desenvolvidos como de olho na qualidade rural, QT rural, Times de excelência, suíno ideal, leitão ideal, Frango Aurora, Programa Aurora de qualidade no leite, capacitação ambiental etc, visto que a auditoria checa a realidade da propriedade com os conceitos dos programas implementados, certificando aquelas que atenderem os requisitos mínimos.

CERTIFICAÇÃO

Para participar é necessário planejar a implantação do programa, capacitar a equipe técnica, analisar e indicar produtores para certificar, avaliar previamente para certificar, solicitar certificação, auditar as propriedades, apreciar relatórios da auditoria, certificar e/ou replanejar melhorias. Serão premiadas as atividades de suínos, aves e leite que atenderam os critérios. O prêmio (bonificação) será anual e proporcional ao tempo certificado.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança