• Programa de extensão da Udesc lança nova edição do Manual do Empreendedor Mirim

    Esag Kids promove oficinas de empreendedorismo a crianças

Programa de extensão da Udesc lança nova edição do Manual do Empreendedor Mirim

15 Mai, 2018 16:15:37 - Educação

Florianópolis (SC)

O programa de extensão Esag Kids, ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Sana Catarina (Udesc), lançou nesta terça-feira, 15, a segunda edição, revista e ampliada, do Manual do Empreendedor Mirim. A publicação tem o objetivo de disseminar a metodologia do programa, que ensina empreendedorismo a crianças por meio de oficinas lúdicas. O lançamento do manual foi feito em evento na manhã desta terça no auditório da Udesc Esag, em Florianópolis,

O evento “Abrindo a Caixa de Pandorga”, que convidou as pessoas a conhecer a metodologia da Esag Kids, contou com a presença de representantes da Embaixada da Austrália no Brasil. Por meio do Programa de Ajuda Direta (DAP, na sigla em inglês), o governo australiano seleciona e apoia projetos sociais de pequeno porte que levem a engajamento das comunidades em países da América Latina. O Esag Kids recebeu do programa R$ 35 mil para a impressão de exemplares do manual.

Educação

O manual explica a metodologia do Esag Kids. Desde 2015, mais de 5 mil crianças e adolescentes passaram pelas oficinas. “O objetivo do programa é contribuir para formar novos líderes, adaptados às futuras demandas da sociedade, com noções de desenvolvimento sustentável, inovação, empreendedorismo e educação fiscal”, explica o professor Eduardo Jara, coordenador do Esag Kids.

Jara também destaca a importância do contato dos alunos que participam das oficinas, muitos vindos de escolas públicas em comunidades com baixos índices de desenvolvimento humano (IDH), com a universidade. “Para 95% dos alunos atendidos, este é o primeiro contato com a universidade, o que tem um impacto que é difícil de mensurar agora, mas que terá importância no futuro delas”.

O diretor-geral da Udesc Esag, professor Éverton Cancellier, destacou o apoio da universidade e do centro ao programa. "Este é um projeto inovador que fazemos questão de apoiar, em tudo que pudermos fazer para disseminar essa prática a outros locais, outras cidades", disse o diretor-geral. 

Metodologia

Batizada de Canvas Kids, a metodologia é inspirada em ferramentas de gerenciamento estratégico, como o modelo de negócio Canvas, e em conceitos de criação de start-ups. Nos encontros, também são trabalhados temas como empreendedorismo social, verde e de negócios, economia criativa e planejamento.

Desde 2016, a abordagem do Esag Kids passou a ser replicada em outras instituições e, em setembro deste ano, foi realizada a primeira ação nacional do Esag Kids, com atividades simultâneas em seis cidades brasileiras. Educadores 

Saiba mais sobre o projeto em www.esagkids.com.br

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal