• Programa de Desenvolvimento Regional

Programa de Desenvolvimento Regional

06 Dez, 2016 17:57:09 - Geral

Guraciaba (SC)

Implementado em vários municípios do Extremo oeste catarinense pelo Sebrae/SC com a parceria da Ameosc, Prefeituras e entidades empresariais, o Projeto de Desenvolvimento Territorial (DET) vem apresentando resultados significativos na região. A iniciativa tem por objetivo dinamizar a economia regional com atendimento aos pequenos negócios. O projeto atende empreendedores individuais, empresas de pequeno porte, microempresas, potenciais empreendedores, potenciais empresários e produtores rurais. 

Em Maravilha, segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Gelson Rossetto, a parceria oportunizou consultoria em diversas empresas, oficinas SEI, Seminário de Crédito, estruturação do projeto de turismo Vale das Águas que envolve vários municípios, além de outras ações em parceria com a Associação Empresarial e CDL. Também foi aplicado o Programa Crescendo e Empreendendo em escolas para alunos do ensino médio, entre outras atividades. 

Sobre os resultados, Rossetto realça que foram expressivos. “Temos várias empresas que trocaram de contador e de endereço e implementaram vários tipos de inovações nos negócios. Com essa parceria, oferecemos a oportunidade para que as empresas inovem e cresçam. Nossas expectativas incluem dar continuidade aos trabalhos e esperamos que o projeto inicie mais cedo no ano que vem”, ressalta, complementando que a iniciativa beneficiou cerca de 70 empreendimentos no município. 

Outra conquista que foi possível por meio do DET é a Sala do Empreendedor. “A estrutura permite orientar os MEIs sobre diversos aspectos como formalização, emissão de guias, declaração, entre outros”.

No município de Palmassola, o DET contemplou consultorias nas empresas, o que resultou em levantamento fiscal de orçamentos, missões empresariais, desenvolvimento de novos produtos, entre outras. “Trabalhamos com abertura de novos mercados, organização jurídica, promovemos oficinas de vendas e outras capacitações”, enfatiza o assessor de gestão e administração da Prefeitura, Edenilson Zuanazzi.

O município também conta com um agente de desenvolvimento local que atua na Secretaria de Indústria e Comércio e orienta as empresas sobre os diversos aspectos que envolvem a gestão de negócios. “Os resultados das ações desenvolvidas por meio do DET são positivos, tanto que tínhamos 20 horas de consultoria e solicitamos que aumentasse para 40, o que demonstra a satisfação e a necessidade de continuarmos esse trabalho”, conclui Zuanazzi. Para ele, o comprometimento do Sebrae/SC, o tratamento diferenciado e responsável e a equipe de consultores preparada são alguns dos motivos que explicam o sucesso da parceria no DET.

Em Guaraciaba, o projeto contemplou reunião com representantes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Guaraciaba (CMDCA), Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e empresas com abordagem na Lei do Aprendiz, curso sobre técnicas de vendas – a venda com foco no Cliente, reunião com o comitê gestor para esclarecimento de dúvidas sobre a Lei Geral, oficina Sei Controlar Meu Dinheiro, curso de Administração de Pequenos Negócios e parceria com a CDL para a realização da palestra “Os dez mandamentos do crediário e cobrança.

A Agente de Desenvolvimento Franciele Vesentin, explica que DET tem por objetivo fortalecer a economia no município. “Realizamos cursos, palestras, eventos, consultorias, e atendimento aos empreendedores formais e informais, visando contribuir com o crescimento econômico e a transformação da realidade local”. Franciele destaca também que a iniciativa é destinada aos empreendedores individuais, empresas de pequeno porte, microempresas, potenciais empreendedores, empresários e produtores rurais.

Segundo o Prefeito de Guaraciaba, Roque Luiz Meneghini, o projeto foi implantado em março de 2016, visando oferecer diversos atendimentos para fortalecer as empresas. “Atendemos aproximadamente 300 empreendedores e potenciais empreendedores no decorrer deste ano. Por isso é necessário ressaltar a importância deste projeto para o município de Guraciaba”, afirma Meneghini.

A secretária de Administração e Finanças Gracieli Maldaner complementou que foi constituído um comitê gestor no município para definir cursos e reuniões. “Nestes eventos abordamos diversos assuntos como vendas, Lei Geral, crediário e cobrança, entre outros”. Gracieli comentou também que já foram atendidas 15 empresas com consultorias técnicas e em gestão.

O analista técnico do Sebrae/SC, Arildo Jacóbus, e o coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC Udo Martin Trennepohl destacam que o foco estratégico do DET é ampliar o atendimento com excelência aos pequenos negócios por meio da assistência técnica focada em gestão, inovação, acesso a novos mercados e serviços financeiros. “Pelos resultados que observamos, estamos atingindo o objetivo de criar um ambiente favorável aos pequenos negócios e dinamizar as empresas locais gerando fortalecimento da economia e o aumento da competitividade do território”, conclui Udo.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE