• Programa de aprendizes da Satc capacita jovens para o mercado profissional

Programa de aprendizes da Satc capacita jovens para o mercado profissional

28 Jun, 2020 18:32:25 - Educação

Criciúma (SC)

Jovens em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, encontram na Satc a possibilidade de iniciar uma carreira. O programa Jovem Aprendiz da Satc contribui para que os interessados, com idades entre 14 e 24 anos, tenham o primeiro emprego e desenvolvam competências profissionais. Atualmente, três cursos são oferecidos na instituição e estão com as inscrições abertas.

Ao ingressarem no programa, os jovens em pouco tempo já têm o contato com as empresas parceiras da Satc. Segundo o colaborador responsável por fazer essa aproximação, Mateus Fernandes, é uma oportunidade para que os empresários contribuam na formação dos futuros profissionais do país, difundindo os valores e cultura que pregam as empresas.

“O jovem terá praticamente todos os direitos de um colaborador CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), salário proporcional a sua jornada de trabalho e compatível com o piso da categoria, vale transporte, vale refeição, insalubridade (para maiores de 18 anos) e férias”, pontua Fernandes. Conforme ele, ainda existe a possibilidade de, ao fim do contrato, o jovem ser efetivado nesta empresa e assim se tornar um colaborador CLT.

A Satc oferece no programa, os cursos de Assistente Administrativo, Alimentador de Linha de Produção e Ajustador Mecânico. Os dois primeiros com duração de 16 meses e o terceiro com duração de 20 meses. De acordo com o coordenador o setor de Extensão Satc, Roberto Bortolotto, todas as aulas são programadas a fim de preparar os alunos para enfrentar um mercado que está cada vez mais exigente com relação aos conhecimentos técnicos e comportamentais.  

“Um outro fator que dificulta aos jovens ingressarem no mercado de trabalho é justamente a pouca experiência profissional. Sendo assim, o jovem ao participar do programa irá participar de um curso de aprendizagem, onde parte é desenvolvido na Satc e a outra parte é desenvolvida na empresa”, explica o coordenador.

O programa

O Jovem Aprendiz é um projeto do Governo Federal em parceria com empresas que desenvolvam programas de aprendizagem visando a capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país. Segundo a Lei de Aprendizagem (Lei 10.097 de 2000), empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idades entre 14 e 24 anos. A porcentagem de aprendizes por empresa varia de 5% a 15% dos funcionários.

O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na Satc e na empresa, combinando formação teórica e prática. Os interessados podem realizar um cadastro no site aprendiz.satc.edu.br. Os telefones para mais informações são (48) 3431-7509 e 3431-7549, ambos possuem WhatsApp.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE