• Programa de Apoio à Comunidade Quilombola de Morro Alto (RS)

Programa de Apoio à Comunidade Quilombola de Morro Alto (RS)

19 Set, 2017 15:50:24 - BR-101

Morro Alto (RS)

Após a realização de estudos e diagnósticos feitos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, que verificou a vocação da região e da Comunidade Quilombola de Morro Alto, em Maquiné (RS) para o desenvolvimento econômico, social e turístico, o Programa está iniciando, agora, a segunda fase.

As benfeitorias indicadas após o diagnóstico, feito com a participação da comunidade, trarão melhorias substanciais para a vida desses descendentes de escravos. Entre as metas previstas estão a implantação de um centro cultural com salas para oficinas, cursos e reuniões, quadras poliesportivas e campo de futebol. Para auxiliar no desenvolvimento econômico e subsistência da comunidade, o programa implantará, também, casa de filetagem, um atracadouro de barcos para os pescadores, uma casa de maturação de bananas, laboratório de plantas medicinais, unidade de beneficiamento de produtos vegetais e aquisição de equipamentos e insumos para os agricultores.

Para resgatar a história cultural da comunidade será desenvolvido, nessa nova fase, estudo arqueológico com o objetivo de identificar os elementos que indicam a antiga presença dessa comunidade na região. Destacam-se entre esses elementos os resquícios da senzala encontrados ainda hoje na região. A Comunidade Quilombola de Morro Alto tem na escravidão a ancestralidade que deu origem para mais de 230 famílias que vivem próximas da BR-101 Sul, no trecho gaúcho, entre os municípios de Osório e Maquiné.

O Programa de Comunidade Quilombola de Morro Alto é mais um dos 22 Programas Ambientais e Um Estudo pertencentes ao Plano Básico Ambiental (PBA) da BR-101, acompanhados pelo consórcio Concremat-Tecnosolo, contrato pelo DNIT para a Gestão Ambiental nas obras de duplicação da rodovia federal em SC e RS.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal