Programa da Udesc e da Fundação ENA recebe inscrições até dia 25

16 Fev, 2017 00:34:57 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Graduados em Administração Pública de todo o Brasil podem se inscrever até o próximo sábado, 25, no processo seletivo para o Programa Residência em Gestão Municipal (PRGM), elaborado pela Fundação Escola de Governo (ENA) e pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

O programa selecionará 29 profissionais para trabalhar durante quinze meses em dez prefeituras catarinenses que aderiram à iniciativa: Blumenau, Camboriú, Gaspar, Laguna, Massaranduba, Mirim Doce, Nova Trento, Palhoça, Rio do Sul e Rio Negrinho.

As 29 vagas de trabalho são para pessoas formadas em cursos do Campo de Públicas: Administração Pública, Políticas Públicas, Gestão Social, Gestão Pública e Gestão de Políticas Públicas.

Projetos estratégicos

Com remunerações entre R$ 1,4 mil a R$ 7,3 mil mensais, os selecionados assumirão cargos comissionados para atuar na elaboração e execução de projetos estratégicos para os municípios, como captação de recursos, redução do custeio, desenvolvimento de portais da transparência e planos de desenvolvimento econômico.

O programa será desenvolvido em três eixos simultâneos: a prática de residência em gestão municipal, que envolve o desenvolvimento de projetos definidos pela prefeitura; o acompanhamento dos residentes por professores mentores da área de Administração Pública; e o aperfeiçoamento teórico ofertado pela Fundação ENA, por meio de um curso em Gestão Pública, com duração de 120 horas.

Para inscrições e informações sobre o edital, acesse o site da Fundação ENA.

Políticas públicas

Lançado em novembro do ano passado, o PRGM foi idealizado por estudantes do quinto termo noturno de Administração Pública da Udesc Esag, como atividade da disciplina Políticas Públicas, ministrada pelo professor Leonardo Secchi.

No mesmo mês, a iniciativa passou a integrar o Projeto Qualifica Mandato de Excelência, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e diversos parceiros, dentre os quais a Assembleia Legislativa do Estado de SC (Alesc) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC).

O programa também tem apoio da Associação dos Profissionais do Campo de Públicas (Pro Publica Brasil), da Federação Nacional dos Estudantes dos Cursos do Campo de Públicas (Feneap), da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP) e da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPCP).

Qualificação

Segundo o professor Secchi, um dos principais objetivos da iniciativa é qualificar a administração pública municipal, mobilizando pessoas formadas em Gestão Pública para assumirem cargos comissionados em projetos estratégicos demandados pelos prefeitos.

"O programa é inspirado na residência média, mas voltado para a gestão pública municipal. O residente será uma pessoa graduada em gestão pública, que passará a trabalhar na prefeitura, recebendo formação complementar e mentoria de professores da universidade para a elaboração dos projetos necessários para o desenvolvimento dos municípios", afirma Secchi.

Leia mais:

16/12/2016 - Prefeituras aderem a programa de residência em gestão municipal da Udesc e Fundação ENA

TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança