Programa da Defesa Civil fala sobre mudanças climáticas para escola

30 Abr, 2019 14:19:51 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Alunos da rede municipal de ensino de Orleans participaram nesta segunda-feira, 29, de mais uma atividade do Programa Defesa Civil na Escola. O encontro foi realizado no Parque Estadual Reserva Biológica do Aguaí, no Costão da Serra, em Siderópolis no Sul de Santa Catarina. O tema da atividade foi "Preservação da Vida Frente às Mudanças Climáticas". Para isso foram desenvolvidas atividades pedagógicas com o Instituto Felinos do Aguaí, como uma palestra com a bióloga e coordenadora do Instituto, Micheli Ribeiro Luiz. A palestra foi baseada em conteúdos sobre fauna e flora presentes na Mata Atlântica e a importância da preservação da água diante das mudanças climáticas.

Em seguida, os alunos participaram de uma caminhada na Trilha Ecológica Interpretativa administrada pela Reserva. A trilha, caminho dos antigos tropeiros, proporcionou aos alunos uma verdadeira viagem no tempo. O mesmo caminho foi usado como ligação com o planalto catarinense pelos primeiros habitantes da região e no transporte de mercadorias. O contato com a biodiversidade foi outro ponto forte, onde os jovens puderam entender o que ocorre com o meio ambiente devido às mudanças climáticas.

"A educação ambiental está diretamente conectada com a prevenção e a preparação em Defesa Civil. É através da conscientização sobre as mudanças climáticas e suas conseqüências que podemos mobilizar a população para a construção de uma sociedade resiliente e consciente dos riscos", comentou o coordenador da Regional de Criciúma da Defesa Civil Estadual, Rosinei da Silveira. Segundo ele, a atividade possibilita que os jovens percebam e tomem consciência sobre a importância de cuidar de planeta para reduzir o impacto das mudanças climáticas sobre o cotidiano das pessoas.

O Projeto Defesa Civil na Escola está à disposição de todos municípios de Santa Catarina. As atividades são realizadas nas escolas pelos coordenadores municipais de defesa civil sob a orientação e apoio da Secretaria de Estado da Defesa Civil. Em 2018, participaram da iniciativa 2.040 alunos de 10 municípios.

"Nosso objetivo é expandir o programa para todas as regiões do Estado, integrando esta temática no currículo escolar conforme prevê a lei 12608", explicou o secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior. De acordo com ele, a Secretaria está de portas abertas para todos os prefeitos e coordenadores municipais de defesa civil que desejam que o programa ocorra em seus municípios. João Batista completou que o Programa Defesa Civil na Escola é prioridade na SDC e recursos foram destinados na ampliação das ações. "Com isso teremos uma sociedade mais bem preparada, com um comportamento proativo e preventivo, preparando as pessoas para as situações mais adversas", finalizou o secretário.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal