• Programa 5S auxilia na organização de propriedades

Programa 5S auxilia na organização de propriedades

16 Mar, 2017 16:18:41 - Geral

Chapecó (SC)

Com o objetivo de orientar os trabalhadores rurais sobre a administração e gestão de suas propriedades, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), promoveu recentemente o Programa 5S com produtores rurais da linha Top da Serra, em Planalto Alegre, no oeste do Estado.

De acordo com a prestadora de serviço em instrutoria do Senar/SC, Rosa Marina Segheto, foram transmitidas informações para que sejam implementadas técnicas de qualidade nas propriedades rurais. “O descarte, a organização, a limpeza, a saúde e a autodisciplina são fatores importantes para que o programa seja executado”, explicou.

Segundo Rosa, as principais dificuldades estão relacionadas com o apego dos produtores aos objetos e a maneira como a propriedade está organizada. “Trabalhamos com a mudança de comportamento e isso requer atitude e determinação por parte dos empresários rurais”, salientou.

Durante o programa os produtores aprendem a separar o útil do desnecessário e, a partir disso, descartar o que não é mais utilizado e separar os materiais de maneira ordenada. “Algumas sugestões são o uso de prateleiras, o painel de ferramentas, a mesa de trabalho e o local adequado para colocar os insumos”, esclareceu Rosa.

Segundo o supervisor do Senar/SC na região oeste, Helder Jorge Barbosa, manter o local de trabalho limpo é uma das premissas para ter uma propriedade organizada. “Isso também interfere na saúde física e mental das famílias rurais. Uma propriedade limpa e organizada torna-se um ambiente saudável e consequentemente melhora a qualidade de vida do homem no campo”, salientou.

O treinamento foi dividido em teoria e prática, com comparação do antes e depois da aplicação do 5S em uma propriedade. “O curso foi adaptado para que as empresas rurais estejam dentro das exigências do mercado consumidor interno e externo”, complementou Rosa. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o CRAS do município e o Sindicato Rural de Chapecó.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal