• Profissionais recebem palestras no Dia Nacional de Combate ao Abuso

Profissionais recebem palestras no Dia Nacional de Combate ao Abuso

19 Mai, 2022 09:36:46 - Geral

Içara (SC)

O Auditório Osvaldo Duarte, do Paço Municipal Ângelo Lodetti, recebeu nesta quarta-feira, dia 18, a palestra “Violência sexual contra crianças e adolescentes: rompendo com o silêncio” com a Psicóloga e Especialista em Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Fernanda Maia. O evento foi realizado pela Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para profissionais que atuam em segmentos de atendimento às vítimas, como Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ministério Público e as Secretarias de Saúde e Educação.

O evento foi proposto pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “A palestra teve o objetivo de capacitar a rede de atendimento para as mais variadas situações do dia a dia. Somente o Creas atendeu 66 casos de abusos em 2020, 34 casos em 2021 e de janeiro a maio de 2022 já foram 22 atendimentos, isso de situações que tivemos denúncias e fomos para o atendimento. Casos assim são mais frequentes do que podemos imaginar, por isso precisamos ficar atentos a todos os sinais, nunca fechar os olhos”, disse o secretário de assistência social, habitação, trabalho e renda Eduardo Michels Zata.


Faixas de conscientização também estão expostas em pontos da cidade durante todo o mês com o símbolo da campanha, uma flor amarela, que surgiu durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em 2009 e segue até hoje.

“A maioria dos casos de violência acontecem dentro de casa, por familiares ou pessoas próximas. O nosso olhar precisa estar atento aos sinais, que muitas vezes são sutis. Precisamos juntos trazer à tona esse assunto, orientar e cuidar das nossas crianças e adolescentes”, reforçou a prefeita Dalvania Cardoso.

Denúncias são recebidas no disque 100 de forma gratuita, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. Pode também ser feitas no 190 da Polícia Militar ou pelos números do Conselho Tutelar do município: 48 3431-3595 e 48 98411-6338. O sigilo é garantido.


O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Içara atende na Rua Marcos Rovaris, próximo da esquina com a Rua Vitória, no Centro da cidade. Já o Conselho Tutelar fica na rua Altamiro Guimarães, nº 356, próximo a prefeitura de Içara.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal