• Profissionais discutem sobre a inclusão de PCD no mercado de trabalho

Profissionais discutem sobre a inclusão de PCD no mercado de trabalho

26 Fev, 2019 13:50:24 - Educação

Orleans (SC)

Foi realizada na manhã dessa terça-feira, dia 26, no Centro Universitário Barriga Verde – Unibave a primeira edição do Seminário Regional Inclusão de PCD no Trabalho. O evento teve como intuito esclarecer dúvidas nas áreas de recursos humanos das empresas com relação a lei de cotas para Pessoa com Deficiência ou reabilitados do INSS.

O evento, que é uma parceria do Unibave com a Indústria Santa Luzia, Moldurarte e Sul América Molduras, foi aberto pelo reitor do Unibave, Elcio Willemann, que ressaltou que o Unibave e demais mantidas tem se esforçado muito para promover a inclusão nas diferentes temáticas, áreas e setores. “Estamos mantendo isso como um compromisso perante a sociedade e principalmente perante a formação do ser humano”, frisou Willemann.

Esteve também presente no evento o Chefe da Seção de Inspeção do Trabalho em Santa Catarina e Coordenador de Aprendizagem, Alberto de Souza, que na ocasião ressaltou a importância do assunto abordado no seminário. “É um tema muito importante, que diz respeito a todos nós, porque quando a gente fala na inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho a gente está falando de algo que reflete o grau de maturidade da sociedade como um todo, não é possível a gente continuar vivendo em uma sociedade que exclui pessoas”.

O evento contou com a palestra da coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho em Santa Catarina, Luciana Xavier Sans de Carvalho. Luciana explicou que o projeto de inclusão, além de verificar o cumprimento da cota, também verifica questões de discriminação do trabalho, desde o recrutamento até o desligamento da pessoa na empresa.

Luciana falou sobre o papel da autoria fiscal do trabalho, a evolução legislativa e social sobre conceito de deficiência, e a importância do trabalho em rede. “A empresa tem que tornar o ambiente acessível, e com relação a acessibilidade não há regra sobre o número de funcionários, se a empresa tem um empregado ela tem que ser acessível”, ressaltou Luciana.

O evento ainda ocorre durante a tarde no campus do Unibave com o Feirão de Captação de Currículos para PCD, das 15h às 20h no hall na Biblioteca da instituição. Mais de 15 empresas de Orleans e região, parceiras do evento, estarão no local recebendo currículos para recrutamento de pessoas com deficiência para inclusão nos seus quadros funcionais.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE