Profissionais da saúde debatem panorama das hepatites virais em SC

24 Mai, 2017 09:44:08 - Política

Florianópolis (SC)

Com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância do controle das hepatites, foi realizado na Assembleia Legislativa o primeiro Fórum Catarinense de Combate às Hepatites Virais. O evento fez parte da Semana Estadual de Combate às Hepatites em Santa Catarina, realizada anualmente na terceira semana de maio, criada através da Lei Nº 15.615 de autoria do deputado Neodi Saretta, presidente da Comissão de Saúde da Alesc. 

Direcionado ao debate de políticas públicas e o panorama das hepatites virais no Estado, o encontro contou especialmente com a presença de profissionais da área da saúde e de autoridades estaduais e federais. O deputado Neodi Saretta, que acompanhou os trabalhos destacou a importância de ações nesse sentido. "Através da troca de conhecimentos, o Fórum apresentou os mecanismos de tratamentos atualmente em vigor, pontuando a importância da prevenção precoce, uma vez que o número de incidências de hepatite no Estado é relevante. As pessoas precisam de mais informações e quanto mais cedo for o diagnóstico, mais chances terá de cura", afirmou Saretta."

Durante o Fórum foram realizados debates e mesas-redonda com temas como novas tecnologias de diagnóstico, perfil da doença em Santa Catarina e tratamento das hepatites B e C. Santa Catarina registra cerca de 500 mortes ao ano por doenças relacionadas às hepatites, como cirrose e câncer de fígado. 

A região Oeste do Estado é considerada como a segunda Zona Epidêmica da hepatite B no ranking nacional. Os números da região são comparados aos da região amazônica. Na região litorânea a maior incidência é da hepatite C, que não tem vacina.

Participaram do encontro médicos, especialistas, técnicos da área da saúde e representantes das Gerências Regionais de Saúde de Santa Catarina. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança