• Professores participam de palestra sobre educação financeira

Professores participam de palestra sobre educação financeira

06 Fev, 2019 16:22:40 - Geral

Criciúma (SC)

A administração eficiente das finanças se faz torna cada vez mais imprescindível tendo em vista os cenários da economia e o olhar para o futuro com a crescente expectativa de vida aliada à iminente reforma previdenciária. O assunto ganhou espaço para debate na manhã desta quarta-feira (6), entre os educadores e equipe técnica do Colégio São Bento em palestra comandada pelo especialista da Unicred Sul Catarinense Leonardo Amattos.

Para estruturar um planejamento financeiro, Amattos sugeriu aos cerca de 100 colaboradores da instituição de ensino a idealização de três pilares: reserva para emergência, futuro e sonhos. “O ideal seria construir essas reservas separadamente para uma segurança em situações inesperadas que podem surgir, viabilizar uma boa aposentadoria e também realizar objetivos maiores de vida”, explicou.

A base de tudo está no equilíbrio entre consumir e guardar e na equação necessidade versus vontade, segundo o especialista da Unicred Sul Catarinense. “A disciplina é fundamental nesse processo. Avaliar bem antes de tomar uma decisão de compra, sobretudo parcelada. Portanto guardar antes de gastar pode ser uma solução eficiente. Os brasileiros precisam pensar na aposentadoria, principalmente diante das modificações que podem vir a surgir no sistema previdenciário geral em breve e no futuro”, aponta Amattos.

Saúde financeira consta entre os itens determinantes para a qualidade de vida de uma pessoa, junto às relações afetivas de familiares e amigos e o trabalho, na avaliação da coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I do Colégio São Bento, Alicia Pasquali. “Muitas pessoas não se administram tão bem, gastam mais do que recebem e outras tantas gostariam de entender melhor sobre o próprio planejamento financeiro. Por isso procuramos trazer esse conhecimento para que nossos colaboradores consigam melhorar a organização das suas finanças para conseguirem realizar seus sonhos e ter uma tranquilidade maior na vida e, consequentemente, no trabalho”, diz.

Aproximação com a comunidade

A iniciativa inaugura as atividades deste ano de um projeto criado pela Unicred Sul Catarinense no sentido de se aproximar com as escolas situadas nos municípios da sua região de abrangência. “Em uma ação como trazemos para a prática os princípios do cooperativismo de educação, formação e informação, bem como o interesse pela comunidade. A integração como o meio onde estamos inseridos levando conhecimentos para transformar a vida das pessoas”, salienta o diretor executivo da cooperativa de crédito, Marcelo Lima.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal