• Professores de Criciúma constroem debates filosóficos

    Encontro é desenvolvido por meio do projeto “Filosofia com Crianças”

Professores de Criciúma constroem debates filosóficos

08 Mai, 2017 10:21:05 - Educação

Criciúma (SC)

Um momento para produzir pensamentos filosóficos e encontrar formas de levar esses caminhos para dentro da sala de aula. Por meio do projeto de extensão “Filosofia com crianças”, a Unesc desenvolve o debate dentre professores da rede pública de ensino de Criciúma. A iniciativa envolve os cursos de Pedagogia, Psicologia, Letras e o Mestrado em Educação e teve o seu primeiro encontro deste ano nesta sexta-feira (5/5).

A professora Joice Andreia de Morais, da escola Pascoal Melle, comentou que teve o interesse de participar do curso com o intuito de motivar os alunos a desenvolverem o pensamento. “Eu sinto neles uma dificuldade em momentos que exijam mais do pensar, de buscar alternativas e criar soluções. Acredito que o projeto vai me auxiliar a descobrir formas de fortalecer esse caminho”, ressaltou.

Já a professora Elza Comim, da escola Angelo De Luca, comentou que os estudantes tem dificuldade de lidar com conflitos. “Quero trabalhar a ética com eles de uma forma que eles possam enxergar sozinhos uma percepção diferente das coisas. Não quero mostrar como eles devem agir, mas sim, fazer com que eles entendam que de uma outra forma pode ser melhor e muito mais consciente”, contou. 

O projeto, que iniciou no primeiro semestre de 2016, tem duração de dois anos. Segundo o coordenador da ação, Jéferson de Azeredo, os professores devem começar a levar os conteúdos para dentro de sala de aula no próximo ano. “Esses dois primeiros anos de projeto são para que os professores possam se aprofundar mesmo no assunto. Temos a previsão que a Secretaria de Educação de Criciúma, parceira do projeto, irá disponibilizar a partir de julho um material desenvolvido especificamente para esses professores”, comentou.

Atualmente o projeto envolve 29 professores de 32 escolas da rede municipal e 30 alunos da estadual e é desenvolvido por dois professores e três estudantes da Unesc. As atividades são desenvolvidas nas escolas e no campus da Universidade.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE