• Professores da Unesc refletem sobre projetos de impacto social

Professores da Unesc refletem sobre projetos de impacto social

15 Fev, 2019 16:38:10 - Educação

Criciúma (SC)

Características dos negócios de impacto social, empreendedorismo social, financiamentos para a realização de projetos, perfil de empreendedores tradicionais e de empreendedores sociais foram alguns dos assuntos discutidos ao longo de três dias por professores da Unesc. De terça a quinta-feira (12 a 14/2) a Universidade recebeu a capacitação “Projeto de Extensão em Empreendedorismo Social e Negócios Sociais”, primeira atividade de 2019 do Programa Jornada Empreendedora, realizada em parceria com o Sebrae Santa Catarina.

A capacitação foi ministrada pela cientista social e doutora em Sociologia Política da UFSC, Juliana Grigoli, que abordou temas transversais com o objetivo de preparar o professor para transformar pessoas e realidades por meio dos projetos de extensão. O encontro ainda estimulou a criatividade, a inovação, a perceber as oportunidades e o que existe no campo de empreendedorismo social. “A capacitação que a gente promove entende que a extensão universitária propicia à atividade acadêmica praticar na comunidade o próprio conhecimento, que no retorno à Universidade é submetida à reflexão teórica e também ampliado a partir da experiência que estudantes e professores tiveram naquela comunidade ou com público específico”, afirma.

O curso teve a participação de professores de todas as áreas do conhecimento da Unesc e teve uma metodologia de trabalho que envolveu uma série de técnicas variadas que promovem a integração e a construção coletiva do conhecimento e de soluções para os problemas reais da sociedade e comunidades. A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, comenta que o ano na Universidade está iniciando de forma positiva e que o Jornada Empreendedora é um dos responsáveis. Segundo ela, o curso desta semana acaba por estimular a promoção de ações que tendem a mudar realidades e estabelecer, por meio de estratégias, retorno social e um ambiente positivo.

“Os projetos desenvolvidos por empreendedores sociais quebram paradigmas. A nossa Universidade, por ser comunitária, é muito sensível às causas sociais e por meio da extensão, acaba fazendo interlocução forte com a comunidade de toda a região. Queremos que mais comunidades sejam beneficiadas com os projetos de extensão e que nossos acadêmicos e egressos promovam transformação de cenários por onde atuem. O caminho é esse: trabalhar com as comunidades de forma inovadora e transformadora gerando autonomia das mesmas”, afirma. 

Reflexão e outro olhar

Segunda a assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias e professora do curso de Direito, Sheila Martignago Saleh, a jornada propiciou pensar e refletir sobre as várias facetas do empreendedorismo social e dos negócios de impacto social, cujas práticas podem ser aplicadas nos projetos de extensão, em sala de aula, na indústria e no comércio.

A coordenadora do curso de Administração e de Comércio Exterior, Izabel Souza, afirma que a capacitação foi transformadora. “O tema está abrindo um leque de trabalhos que podemos desenvolver com cunho social em programas dentro do curso e da Instituição. Começo a olhar para as disciplinas de maneira diferente. O mundo está se movendo para isso. O que podemos desenvolver ao nosso redor, nos Bairros da nossa região para as pessoas possam criar seus pequenos negócios e possam modificar sua história?”, comenta Izabel.

Saiba mais

O Programa Jornada Empreendedora foi lançado em agosto de 2018 e pretende revolucionar tudo no que diz respeito ao empreendedorismo dentro do campus, por meio de ações especiais pensadas para professores, funcionários, acadêmicos e egressos com a intenção de auxiliar na formação de um ecossistema empreendedor na Universidade. O programa é desenvolvido em parceria com o Sebrae Santa Catarina e oferecerá mais de 30 ações em diferentes formatos. A ação é inédita no Estado.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE