• Professora denuncia ao MP abandono de museu e centro de eventos

Professora denuncia ao MP abandono de museu e centro de eventos

27 Set, 2016 13:41:57 - Geral

Içara/Linha Anta (SC)

Desde 2015, a comunidade e o Conselho Municipal de Cultura vem solicitando a Fundação Cultural de Içara (FCI) e a Administração providências quanto a manutenção do Museu Sacro Santo Antônio de Linha Anta. 

No dia 13 de abril de 2016 a professora Silézia Pizzetti Augustinho apresentou, por escrito, na qualidade de conselheira, um ofício com o pedido de salvamento do mesmo, logo após ela se deparou com o estado absurdo que se encontrava a igreja: portas e janelas remendadas com sarrafos e prego, parte do telhado deslocado, vidros quebrados, e muita sujeita deixada pelos usuários de drogas. 

A comunidade reclama da insegurança e do desrespeito com a igrejinha, marco da colonização de Içara (SC) e região. O bem é histórico, tombado pelo Município, cedido pela Mitra aos cuidados da Prefeitura, tem registro no IPHAM e no INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS – IBRAM/Ministério da Cultura. 

O município é o principal responsável pela preservação, pressupondo a guarda, a segurança e a disponibilização à comunidade em condições adequadas. Ações estas devem possibilitam à instituição pública democratizar o patrimônio, tornando-o socialmente protegido e amplamente usufruído 

Outro patrimônio içarense que me causa indignação é o abandono das obras do Centro Cultura Jorge De Luca, antiga Caixa do Carvão. "Foram muitos anos de luta juntos aos Prefeitos de Içara (Heitor Valvassori, Gentil da Luz e Murialdo Gastaldon) para conquistar de um espaço adequado à cultura e cidadania, para hoje ver as obras do Centro Cultura transformado em depósito de lixo. Tudo isso  pela falta de continuidade administrativa, pela irresponsabilidade com o dinheiro público e pelo puro desrespeito as necessidades da comunidade. 

"Na qualidade de cidadã,  protocolei no dia 22/09/16 (quinta-feira)  a solicitação de providências imediatas por parte do MP, com o seguinte teor: Na qualidade de membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais, associada à ACIVI (Ass. Italo-Veneta), acadêmica da AILA (Academia Iç. De Letras e Artes) e Ex-coordenador Municipal de Cultura de Içara, venho DENUNCIAR: 

* O abandono do Museu Sacro Santo Antônio, situação no endereço Rodovia SC 443, s/n. Linha Anta. Içara - SC. Ano de criação: 2001. tipologia do acervo: Artes Visuais e História. Este é um Patrimônio Histórico e Cultural de Içara, tombado por Lei Municipal e cedido pela Mitra à Prefeitura de Içara, a quem compete a sua manutenção. A igrejinha passou por registro do acervo e reformas no ano de 2008, sendo esta inconclusiva, pois ficou para a Administração seguinte a restauração da porta lateral direita. No seu interior foram instalados, em 2008, 03 aparelhos específicos para o controle de umidade e temperatura do local e para a defesa do acervo, e ainda um sistema de alarme que garantiria sua segurança. O Museu desde então não vem recebendo cuidados ou manutenção. Hoje, se encontra abandonado, sem qualquer atividade cultural, chove dentro, está com vidros quebrados, a porta e a janela laterais direitas foram arrombadas. Os moradores da comunidade reclamam da invasão de usuários de drogas, o que vê-se pelos vestígios deixados ao redor da mesma. Encaminhei pedido de recuperação do museu em abril ao Conselho, copia anexa, que por sua vez encaminhou à Prefeitura que respondeu não dispor de recursos. São de caráter urgentes as medidas para a recuperação física do patrimônio tombado e a sua destinação comunitária, garantindo assim a preservação da nossa história e, paralelamente, contribuindo para a segurança pública dos moradores locais. 

* Ainda, solicito especial atenção da justiça, às obras de construção do Centro Cultural Jorge De Luca, localizado na antiga Caixa de Carvão, próximo ao Terminal Rodoviário de Içara, que também foi abandonada pela Administração Municipal a partir de 2009, ainda no seu início da construção, com a troca de Administração. O Centro abrangeria 01 auditório para 550 acentos, Biblioteca Pública, Casa da Cidadania, oficinas de artes-dança-música, as entidades  étnicas e culturais( italiano, afro, açoriana, academia de letras, Ass. Coral, entre outras), jardim temático e estacionamento. As obras estão paradas há quase 08 anos, o que tornou-se um escandaloso desperdício  do recurso público, enquanto as entidades culturais são negligenciadas pela Administração, sujeitas aos favores de terceiros para obter um local de encontros e a manutenção das entidades é única e exclusiva dos membros.” 

E mais... 

Dias depois, a candidata a Vereadora Ana Ferreira passando pelo local gravou um vídeo sobre o abandono da igrejinha e recebeu da comunidade um relatório de julho/2015 organizado pelo pároco de Morro da Fumaça e encaminhado à Fundação Cultural de Içara (FCI). Ela se comprometeu em entregar o relatório ao Ministério Publico de Içara (SC).

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal