• Professora da Unesc recebe prêmio da Organização Pan-Americana da Saúde

    Fabiane Ferraz recebeu a premiação nesta quarta-feira

Professora da Unesc recebe prêmio da Organização Pan-Americana da Saúde

26 Jul, 2018 11:09:13 - Educação

Criciúma (SC)

A professora doutora do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Mestrado Profissional) da Unesc Fabiane Ferraz, recebeu nesta quarta-feira (25/7) o reconhecimento da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde pelo trabalho “Processos avaliativos de Educação Permanente em Saúde em Santa Catarina – uma roda que nunca parou de girar”. A cerimônia de premiação ocorreu durante o 2º Simpósio Internacional de Trabalho e Educação na Saúde, como uma atividade realizada no pré Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, na cidade do Rio de Janeiro.

O trabalho foi reconhecido entre as 15 melhores experiências em inovação no campo da EPS (Educação Permanente em Saúde) no Brasil, depois de passar por três etapas de seleção de um total de 251 trabalhos inscritos. As experiências foram selecionadas pelo Laboratório de Inovação na Educação em Saúde, que mapeia as práticas de Educação Permanente em Saúde desenvolvidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) com o objetivo de conhecer as inovações e as experiências exitosas que potencializam a formação e a qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde, melhorando o processo de trabalho em saúde no SUS.

Segundo Fabiane, o trabalho é derivado de ações em parceria com colegas do campus de Chapecó da Udesc, bem como dos movimentos de assessoria que desenvolve junto à Divisão de Educação Permanente, da Secretaria Estadual de Saúde sobre o tema de Educação Permanente em Saúde desde 2010. “Estamos felizes com esse reconhecimento em âmbito nacional para as ações realizadas em Santa Catarina”, afirma.

Educação Permanente em Saúde tem sido o seu tema central de pesquisa da professora da Unesc desde o seu Mestrado. Fabiane faz assessoria para a Divisão de Educação Permanente do Estado. “Trabalhamos 2012 em um processo de estruturação de um instrumento de avaliação de ações de EPS. Um instrumento que faça com que a Comissão de Integração Ensino-Serviço possa usar para avaliar os processos de Educação Permanente em Saúde que se faz com profissionais da área. A experiência premiada é a apresentação desse instrumento de avaliação”, explica a professora.

Na cerimônia desta quarta-feira foi lançada uma publicação com as experiências inovadoras premiadas. A obra foi produzida exclusivamente para o Laboratório de Inovação em Educação na Saúde.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE