• Professora da Unesc fala sobre continência urinária

Professora da Unesc fala sobre continência urinária

29 Out, 2018 14:41:12 - Saúde

Balneário Rincão (SC)

A Secretaria de Saúde de Balneário Rincão realizou neste mês uma vasta campanha com diversas atividades alusivas ao Outubro Rosa, campanha de conscientização contra o câncer de mama. Nesta sexta-feira foi a vez da enfermeira e professora da Unesc Mira Dagostim palestrar para um grupo de mulheres formado por profissionais de saúde e integrantes dos grupos de mães e da terceira idade sobre os cuidados com o corpo reforçando os problemas causados pela incontinência urinária. A professora este acompanhada de um grupo de acadêmicos ligados aos cursos da área de saúde (fisioterapia, medicina e enfermagem).

Neste sábado, serão realizadas as últimas atividades do Outubro Rosa com o mutirão de coleta de preventivo e solicitação de mamografias nas unidades de saúde das comunidades de Lagoa dos Freitas e de Barra Velha. “os números dos casos de câncer de mama no Brasil e mundo são alarmantes e por isso precisamos deixar a nossa população atenta e orientada de como fazer a prevenção”, explicou a gestora da Secretaria de Saúde de Balneário Rincão Ioná Bez Birolo, que também trabalha no curso de enfermagem da Unesc.

No encontro de quarta-feira, dia 17, a professora Ana Losso exibiu um vídeo focando a violência que as mulheres sofrem no campo. Muitas delas dependem dos maridos para sobreviver e passam por momentos terríveis com violência moral, física e muitas vezes chegando a serem mortas. Com o vídeo, a professora quis alertar o público sobre a destruição que a violência doméstica causa na vida das pessoas. Na sexta-feira, a enfermeira, obstetra, professora e sexóloga Gabriela Soares Souza Dias palestrou sobre o tema Ouça o Seu Corpo, Sexualidade e Autoestima.  

Na primeira semana, de 1 a 5 e 8 a 12/10, foi realizada a sala de espera em todas as unidades de saúde com orientação das equipes com as pessoas que frequentam as unidades. No dia 12, no projeto Rua do Lazer, uma equipe da Secretaria de Saúde esteve na Avenida Leoberto Leal realizando testes rápidos e levando orientação de saúde. No sábado, dia 13, os trabalhos foram na Unidade de Saúde do Rincão Sul com mutirão de coleta de preventivo e solicitação de mamografias. No domingo, dia 14 de outubro, durante a corrida rústica foi realizada a corrida do Outubro Rosa.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE