• Professora cria Vila Gramatical para auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa

Professora cria Vila Gramatical para auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa

19 Nov, 2020 22:38:02 - Educação

Criciúma (SC)

O desafio da professora Janete Salvador é o que permeia a mente dos educadores: como ensinar os conteúdos de maneira clara para os alunos? A experiência na docência fez com que a educadora se debruçasse sobre algo novo na disciplina de Língua Portuguesa. Nascia a “Vila Gramatical”, um espaço de aprendizado onde ela consegue trabalhar os conteúdos essenciais brincando e estimulando os estudantes das turmas de 6º ano do Colégio Satc.

A iniciativa, que nasceu em 2019, foi decisiva para mobilizar os adolescentes durante o período de aulas remotas. “Produzimos, desde o ano passado, aulas cheias de inspiração e aprendizado em grupo. Imagine a minha felicidade ao vê-los envolvidos e trazendo sugestões”, conta Janete.

Dentro da Vila surge de tudo. O portão já serve para que a professora trabalhe com o pronome pessoal. A partir dele vem a Mansão dos Substantivos, que fica ali ao lado da Morada dos Adjetivos e que tem como hóspede a locução adjetiva. Calma, ficou confuso? Não se preocupa que a professora explica tudinho. “O portão abre e nós começamos a estudar. Recebendo visitantes que são palavras, fonemas, sílabas, dígrafos. Temos uma fábrica de palavras, uma horta de letras, tudo para que possamos escrever nossos textos”, detalha.

O engajamento dos alunos é algo que tem surpreendido. Janete sente o envolvimento na participação das atividades e nas discussões em sala. “Surge um texto mais lindo que o outro. Não tem como não se apaixonar pelos meus escritores e leitores em construção. Até aula em forma de jornal para que os envolvam está acontecendo na vila. Hoje temos o jornal gramatical”, comenta. 

A atividade saiu do imaginário para ganhar forma. Janete foi surpreendida pela aluna Isadora Nunes, que fez uma maquete da Vila e entregou de presente. “Nosso projeto final era construir em 3D, mas construímos no nosso coração e na imaginação com ajuda da ferramenta PowerPoint. Quanto ao aprendizado, posso dizer que pelo envolvimento e curiosidade deles de como serão as aulas, tanto que estão sempre a me esperar. Como se estivéssemos no parque, no bosque a conversar”. 

Para o aluno João Pedro Mangilli da Silva, estudar na Vila Gramatical é mais do que aprender os conteúdos. “É muito interessante, a gente aprende sorrindo, imaginando, ilustrando”, afirma. 

Na próxima terça-feira (24), será o dia de conhecer um pouco mais da produção literária dos estudantes. No projeto da Vila, eles irão lançar os livretos que são resultado da construção coletiva nas aulas.  

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE