• Professor pesquisador em cena com o novo sistema de ensino “Aprende Brasil”

Professor pesquisador em cena com o novo sistema de ensino “Aprende Brasil”

01 Mar, 2019 09:05:29 - Educação

Içara (SC)

Procurar alternativas para dinamizar e tornar as aulas mais atrativas é um dos compromissos do Governo de Içara com a educação pública. Com a chegada dos materiais do Sistema de Ensino “Aprende Brasil”, da Editora Positivo, o processo pedagógico passou a ser ainda mais criativo, intensificando o processo de pesquisa no dia a dia dos professores. Ao todo, 4.887 crianças e adolescentes da Rede Municipal de Içara, do 5º nível da Educação Infantil e 1º ao 9° ano do Ensino Fundamental, receberam o material. 

O professor de Ciências do Ensino Fundamental da Escola Municipal Quintino Rizzieri, Ismael Dagostin Gomes, ressalta que com o livro integrado, há maior possibilidade de inserções externas. “Não ficamos presos somente ao livro didático, por exemplo, na aula desta tarde do sétimo ano, que falamos sobre células, além do uso microscópio, também trabalhamos o desenvolvimento de conceitos audiovisuais, atitudinais e procedimentais, ao reunir todos os alunos em equipes, propondo esse método científico. Dessa forma, também trabalhamos várias questões e habilidades em uma só atividade”, explicou. 

O educador foi além do que previa o planejamento para a aula desta tarde, ao ensinar novos elementos químicos aos estudantes. “Eles só terão química no nono ano, mas é importante que cheguem nesta fase com uma boa base. Trabalhar as habilidades e competências é um dos objetivos propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, completou Gomes.

Interdisciplinaridade

O livro integrado do Sistema Aprende Brasil, reúne todas as disciplinas em um único material é bimestral. A cada nova fase um exemplar é entregue aos estudantes. A aula Mariana Jeremias Teixeira, de 12 anos aprovou as mudanças. “As aulas melhoraram muito e agora podemos fazer os exercícios no próprio livro”, destacou.   “Todos os professores se sentiram privilegiados por receberem um material de qualidade. O novo sistema de ensino transforma o professor em um sujeito-pesquisador, prática que deve ser uma constante nas suas vidas”, enfatizou a diretora da Escola Quintino Rizzieri Jucelma Cardoso Cipriano.

Segundo a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia Gerusa Bolsoni, com o novo sistema, o município deve alcançar resultados ainda melhores. “Precisamos oferecer um material de qualidade para nossos alunos, que garanta um aprendizado efetivo. O Sistema Aprende Brasil já tem uma trajetória de sucesso e, durante nossas buscas e análises, percebemos que seria a melhor opção para nossos alunos”, completou a secretária.

Com o convênio da Editora, além do material didático, a Secretaria Municipal de Educação recebe assessoria pedagógica para os professores, a fim de auxiliar os gestores educacionais no processo de implementação e atender demandas educacionais específicas da localidade. O prefeito Murialdo Canto Gastaldon também acompanhou a aula desta tarde, e ressaltou a importância da interdisciplinaridade no dia a dia dos estudantes. “Trabalhar disciplinas integradas garante o aprimoramento das práticas pedagógicas e resultados ainda mais positivos para uma educação pública de qualidade”, destacou. 

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE