• Professor da Unisul publica texto em revista internacional

Professor da Unisul publica texto em revista internacional

17 Fev, 2017 15:24:11 - Educação

Tubarão (SC)


O professor da Unisul, Ademar Schmitz, teve o artigo ‘Innovation and Entrepreneurship in the Academic Setting: A Sistematic Literatura Review’, em português ‘Inovação e Empreendedorismo no Ambiente Acadêmico: Uma Revisão Sistemática da Literatura’ publicado em International Entrepreneurship and Management Journal (IEMJ). O artigo publicado na IEMJ traz uma extensa e detalhada revisão da literatura científica sobre a inovação e o empreendedorismo nas universidades, além de contribuições teóricas e práticas sobre o tema.


A IEMJ publica textos científicos que tratam do empreendedorismo e da gestão de organizações empresariais. Com manuscritos de âmbito internacional, as publicações destacam implicações para a prática empresarial e abordam o empreendedorismo no sentido mais amplo, incluindo a inovação. De acordo com a própria revista, “a IEMJ dedica-se a investigar o empreendedorismo através de um amplo espectro de organizações, desde novos empreendimentos a empresas familiares e grandes corporações”.


Com o objetivo de orientar futuras pesquisas, o artigo escrito por Ademar explorou a literatura científica sobre inovação e empreendedorismo no ambiente acadêmico, descreveu como o campo é organizado, termos e definições utilizados, frameworks teóricos e modelos empíricos.

O estudo se pautou em uma revisão sistemática da literatura, na qual os artigos indexados na Web of Science foram inicialmente submetidos à análise bibliométrica. Em seguida, foi analisado o conteúdo de um conjunto de artigos que melhor se adaptou aos objetivos do estudo. A análise bibliométrica mostrou uma crescente literatura, com publicações há mais de 40 anos. Há estudos de várias disciplinas, predominando as de negócios e economia, principalmente relacionados com a gestão e originários dos EUA e da Europa.


A análise de conteúdo mostra uma literatura fragmentada, com definições que não mostram uma relação clara entre inovação e empreendedorismo, ou sua utilização em coerência com suas definições tradicionais. Tanto os frameworks teóricos como os modelos empíricos são muito heterogêneos, mas quatro grupos de estudos foram identificados. Com poucas exceções, os modelos empíricos não compartilham muitos componentes e variáveis, e não há limites claros entre os diferentes modelos. Apesar da crescente literatura, ela ainda é fragmentada e subteorizada, exigindo estudos mais sistemáticos e holísticos, considerando os aspectos econômicos e sociais da inovação e do empreendedorismo nas universidades.


Ademar Schmitz possui graduação em Ciência da Computação pela Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina, especialização em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior pela Unisul em parceria com a Fundação Dom Cabral, e mestrado em Ciência da Computação pela DePaul University de Chicago (EUA). É também doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (ECG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Até recentemente gerenciava o Escritório de Projetos (EPD) da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul (AGETEC) e a partir de janeiro assumiu a Chefia de Gabinete do novo reitor da Unisul. O artigo está publicado na modalidade online first (http://rd.springer.com/article/10.1007/s11365-016-0401-z), acessível por meio de pagamento ou por meio das bases das universidades, e será publicado na versão impressa em breve.



TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE