• Professor da Unesc recebe Diploma de Mérito

Professor da Unesc recebe Diploma de Mérito

13 Dez, 2019 15:23:55 - Geral

Criciúma (SC)

O professor doutor da Unesc, Ademir Damazio, recebeu nesta terça-feira (10/12) o Diploma de Mérito Educacional, concedido pelo CEE (Conselho Estadual de Educação). A honraria foi entregue a Damazio em função dos relevantes serviços prestados à educação de Santa Catarina. A indicação do professor foi feita pelo docente da Unesc e membro do CEE, Gildo Volpato, em julho de 2019, e aprovada por unanimidade pelos conselheiros.

Receber o Diploma de Mérito Educacional do CEE traz, segundo o professor da Unesc, o compromisso de fazer cada dia melhor e suscita uma reflexão sobre o seu trabalho, possível, apenas em coletividade. “A homenagem chama a um momento de reflexão de que ainda temos muito a fazer e que somos incompletos. E este reconhecimento recebido não é meu, mas nosso. O alguém só é alguém com outro e na educação só existe o ‘nós’, o coletivo”, ressalta Damazio, que atua há 54 anos na área da educação. Ele reforça ainda que o lugar onde gosta de estar é em sala de aula e desenvolvendo pesquisas (especialmente sobre o ensino da Matemática nos diferentes níveis). 

A reitora da Unesc, Luciane Bisgonin Ceretta, comemorou a deferência a Damazio, salientando a importância da sua atuação como professor e pesquisador na Instituição. “Professor Ademir é um desses sujeitos raros. Apaixonado pela docência e com significativa capacidade de transformar os espaços por onde protagoniza o ensino e a pesquisa. Seus alunos o têm como referência e a nossa Universidade tem muito orgulho e admiração pelo seu trabalho. A comunidade Unesc comemora este ato de reconhecimento ao nosso mestre Ademir Damazio!”, afirma a reitora.

Segundo o proponente da homenagem, Damazio possui uma extensa produção acadêmica e a contribuição com a formação das futuras gerações, tanto em nível de graduação, quanto especialização, mestrado e doutorado. “Foi com muita convicção que indiquei o professor Ademir Damazio para receber a outorga do Diploma de Mérito Educacional pelos relevantes serviços prestados à educação catarinense. Esta homenagem é um reconhecimento e agradecimento a sua caminhada e grandiosa obra”.

Uma vida dedicada à educação

A trajetória de Ademir Damázio na educação começou em 1966, quando iniciou as atividades como professor na Escola Isolada Municipal Rocinha Alta, localidade de Lauro Müller. Trabalhou durante 30 anos como professor na Educação Básica, passando por dez escolas públicas estaduais até se aposentar.

Chegou ao Ensino Superior para lecionar em 1982, na Faciecri (Faculdade de Ciências e Educação de Criciúma), uma das faculdades isoladas da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), mantenedora da Unesc. Foi o primeiro coordenador do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc e atualmente, além de lecionar nele, é professor dos cursos de Licenciatura em Matemática, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária.

Ainda na Universidade coordena o Grupo de Pesquisa Educação Matemática: Uma Abordagem Histórico-Cultural, que faz parte da Unidade Catarinense de Relacionamento do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica da Faculdade de Educação da USP.

Possui 45 artigos completos publicados em revistas qualificadas; dois livros publicados; 14 capítulos de livros publicados; 77 trabalhos completos publicados em anais de eventos científicos; apresentou mais de 100 trabalhos em eventos acadêmicos e possui mais de 245 trabalhos técnicos no campo da educação, sobretudo da Matemática.
  
Ademir Damazio é Licenciado em Matemática pela Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense), mestre e doutor em Educação, linha de pesquisa Ensino de Ciências, pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE