• Professor da Udesc é finalista do Prêmio Stemmer Inovação Catarinense

Professor da Udesc é finalista do Prêmio Stemmer Inovação Catarinense

25 Out, 2017 10:49:02 - Geral

Florianópolis (SC)

O professor Eduardo Janicsek Jara, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é um dos três finalistas do Prêmio Stemmer Inovação Catarinense 2017, na categoria Protagonista da Inovação.

O docente foi indicado pela metodologia do programa de extensão Esag Kids, que desde 2015 promove oficinas de inovação e empreendedorismo para crianças e adolescentes, utilizando uma abordagem lúdica elaborada na universidade, sob sua coordenação.

O evento de premiação será realizado em 6 de novembro, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.

O prêmio a ser repartido entre doze finalistas, de quatro categorias, é de R$ 525 mil. Veja a lista completa de indicados no site da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Reconhecimento

Para o professor Jara, mais do que uma homenagem, o prêmio é um importante reconhecimento pelo trabalho desenvolvido com o Esag Kids: "Fico muito feliz de poder falar de educação em um ambiente onde o senso comum privilegia engenheiros e tecnologias. Essa indicação confirma o que já sabíamos: temos um case de sucesso", afirma.

O docente destaca a participação de diversos acadêmicos, docentes, servidores, apoiadores e incentivadores no programa, que somente em 2016 capacitou mais de mil jovens: "Todos são parte desta conquista, que reflete o esforço de muitas pessoas na Udesc e também fora dela".

Sobre a metodologia

Inspirada em ferramentas de gerenciamento estratégico, como o modelo de negócio Canvas, e em conceitos de criação de startups, a metodologia Canvas Kids aborda os temas da inovação e do empreendedorismo de forma lúdica, estimulando os jovens a idealizar, elaborar e apresentar projetos.

A abordagem é trabalhada com os jovens em oficinas com a participação de voluntários – acadêmicos e docentes da Udesc Esag, entre outros apoiadores – que atuam como monitores.

Nos encontros, os participantes também recebem o Manual do Empreendedor Mirim, disponível em formato digital no site www.esagkids.com.br.

As oficinas realizadas na Udesc incluem ainda um tour por diversos espaços do campus, visando aproximar os jovens do ambiente acadêmico.

Desde 2016, a metodologia passou a ser replicada em outras instituições e, em setembro deste ano, foi realizada a primeira ação nacional do Esag Kids, com atividades simultâneas em seis cidades brasileiras.

Sobre o prêmio

Criado em 2008 pela Lei Catarinense de Inovação, que dispõe sobre incentivos à pesquisa científica, tecnológica e inovação, o Prêmio Inovação Catarinense objetiva reconhecer publicamente esforços e resultados alcançados por pessoas, instituições e empresas que se destacaram em promover a utilização do conhecimento científico e tecnológico na prática da inovação.

Com periodicidade anual, o prêmio homenageia o professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação.

A atual edição tem as categorias: Protagonista da Inovação; Instituição Inovadora; Instituição de CTI; Empresa Inovadora de Micro e Pequeno Porte e Empresa Inovadora de Médio e Grande Porte.

Sobre o professor

Eduardo Jara é docente efetivo do Departamento de Administração Empresarial da Udesc Esag desde 2006. Em 2012, venceu o Concurso Nacional Santander Práticas de Educação para Sustentabilidade.

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática e mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é professor da área de Métodos Quantitativos, ministrando disciplinas de Métodos Estatísticos e de Análise Estatística nos cursos de Administração e Administração Pública.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE