• Produção de feno é destaque no Dia de Campo de Pecuária em Cocal

    Objetivo da Epagri e Secretaria de Agricultura é incentivar o cultivo da nova pastagem para uso próprio e geração de renda, com base na propriedade exemplo da família Rosso

Produção de feno é destaque no Dia de Campo de Pecuária em Cocal

27 Jul, 2016 13:30:42 - Geral

Cocal do Sul (SC)

 

Mostrar a produção de feno, suas vantagens, mecanização da pecuária e alimentação de inverno. Esse foi o objetivo do Dia de Campo de Pecuária de Cocal do Sul promovido pela Epagri e Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura na terça-feira, 26.  O evento reuniu cerca de 30 agricultores, autoridades municipais e regionais, na propriedade do produtor Laudecir José Rosso, localizada no Rio Comprudente.


Animado com a possibilidade do aproveitamento, com sucesso, do tradicional capim seco, conhecido como feno, o jovem agricultor, Arnon Rosso, de 28 anos, filho de Laudecir, introduziu há cerca de um ano o uso da vegetação, que até então era desprezada. "Meu pai no começo não acreditava que pudesse dar certo. Nós temos 60 cabeças de gado e trabalhamos com plantação de milho. Arrisquei e investimos pesado em maquinários. Todo nosso gado é alimentado pelo feno. Vejo que é o futuro do agricultor. Além de alimentar o gado, hoje conseguimos vender toda produção, o comércio é muito bom e não só para o gado, mas para cavalos também. Nosso cultivo é de 10 hectares de feno. Em um ano conseguimos fazer 5 cortes, cada um deles resulta em 400 fardos de aproximadamente 12 quilos. O processo é rápido e a renda é compensadora. Além disso, o feno possui qualidade e proteína que garantem uma alimentação saudável e certeira ao rebanho”, avaliou Arnon.


Segundo o engenheiro agrônomo da Epagri, Cleiton Pereira o município de Cocal do Sul é um incentivador na produção de pastagem de aveia e azevém , silagem, além dos programas de calcário, milho e análise de solo. “Agora nós queremos mostrar a utilização deste método muito utilizado na Europa para garantir o alimento para o gado no inverno.


Nossa intenção é incentivar a produção de feno. Uma oportunidade para os agricultores. O feno, de alto valor nutritivo, é produzido a partir do corte da forrageira aos 45 dias, após sua germinação, deixada em repouso e ao sol, onde é parcialmente desidratada, passando em seguida pelo processo simples de fenação, podendo ser guardada, durante alguns meses, visando o fornecimento de um alimento de boa qualidade a todas as categorias de animais, principalmente, em épocas de escassez de alimentação pelo pasto nativo a campo", explicou.  


Para o gerente regional da Epagri, Fernando Prevê “as atividades de dia d campo são de total importância, pois conseguimos mostrar o resultado que nós acreditamos. Trabalhar em conjunto para materializar as informações para que o desenvolvimento aconteça, transformando o conhecimento na produção de alimentos”, salientou.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança