Procuradoria Geral da Fazenda quer penhorar previdência privada para quitação de dívidas

02 Jul, 2018 16:25:52 - Brasil

Brasília (DF)

A arrecadação que a Procuradoria Geral da Fazenda prevê para este ano na recuperação de ativos em execução fiscal é de R$ 6 bi, maior do que a de 2017, que ficou em R$ 5,2 bilhões. Nesse sentido, a PGFN orientou os procuradores a solicitar a penhora de previdência privada.

O advogado Antonio Fernando do Amaral e Silva, do Silva & Silva Advogados Associados, de Florianópolis, explica que hoje a jurisprudência diverge a respeito da possibilidade de penhora da previdência privada.

“A corrente majoritária está de acordo com o Código de Processo Civil, que estabelece a impenhorabilidade absoluta das pensões e aposentadorias. O posicionamento contrário, minoritário, é o da Fazenda, que defende a possibilidade de penhora da previdência privada, por considera-la uma espécie de aplicação financeira, uma reserva de valores. Em que pese as razões dessa corrente, a verdade é que a Fazenda, na voracidade arrecadatória, está dando interpretação extensiva a Lei, prejudicando direitos previdenciários consolidados”.

Recentemente publicada, a Portaria nº 376 baseia-se na Lei de Execuções Fiscais (6.830, de 1980) e altera a Portaria da PGFN nº 396, de 2016. Ela orienta o procurador a pedir "penhora de saldos em conta corrente, aplicações financeiras de renda fixa e variável, aplicações em moeda estrangeira, planos de previdência privada, consórcios e demais ativos financeiros, a ser realizada via Bacenjud".

Numa ação de 2014, a 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça reforçou o argumento da exceção apenas para "situações em que a natureza previdenciária do plano é desvirtuada pelo participante". O STJ negou o recurso para um ex-diretor do Banco Santos ao decidir que o saldo de fundos de previdência privada complementar na modalidade Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) não pode ser penhorado para pagar dívidas.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal