Procon orienta consumidores sobre preços e segurança de produtos para o Dia das Crianças

03 Out, 2017 15:26:29 - Geral

Içara (SC)

Com a proximidade do Dias das Crianças, comemorado em 12 de outubro, a equipe do Procon de Içara separou algumas dicas voltadas aos pais para facilitarem na hora da compra dos presentes para os filhos.  Segundo a coordenadora do órgão, Karoline Calegari Naspolini, uma boa compra pode ser avaliada por uma pesquisa nos preços para ajudar a reduzir nos gastos desnecessários. 

“A Internet se torna uma ferramenta essencial para análise dos valores, possibilitando o fácil acesso das informações contidas nos sites dos fornecedores. Sempre mantendo o bom senso e exigindo a nota fiscal no momento de adquirir o produto. Na compra de brinquedos, é sempre importante manter o cuidado na verificação na embalagem: a faixa etária sugerida, os dados do fabricante, as instruções de uso e de montagem, se contém o selo de segurança emitido pelo Inmetro–que aponta que o item foi fabricado de acordo com as normas técnicas vigentes e, principalmente, se o produto é original”, alerta. 

Para o Procon de Içara, a aquisição de produtos falsificados ou importados de maneira ilegal é extremamente arriscada, pois os produtos “piratas” não foram inspecionados ou testados de acordo com as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e podem causar danos ao bem-estar da própria família. “As mercadorias que estão lacradas (brinquedos, CD’s, DVDs, celulares, e etc.) devem possuir uma amostra aberta na loja, para poderem ser avaliadas pelos clientes”, frisa Karoline.

Prazos e direitos 

Em casos de problemas com os produtos, o Código de Defesa do Consumidor determina o prazo de 30 dias para reclamações sobre vícios aparentes ou de fácil constatação no caso de produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis, contados a partir da constatação do problema. A possibilidade de troca dos produtos sem defeito é uma escolha da loja. Portanto, sempre confirme se existe a opção da mercadoria ser trocada, caso o presente não tenha agradado quem recebeu.

Lembrando que o consumidor deve ficar sempre atento às campanhas de chamamentos de brinquedos (Recall), pois é a forma que o fornecedor vem a público informar que o produto apresenta riscos aos consumidores."

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE