• Procon orienta bancos e lotéricas sobre nova legislação municipal

Procon orienta bancos e lotéricas sobre nova legislação municipal

29 Set, 2017 13:55:20 - Geral

Içara (SC)

Domingo, dia 1º, comemora-se o Dia do Idoso. Em alusão a data, o Procon de Içara realizou nesta sexta-feira, fiscalização nas agências bancárias, cooperativas de créditos, correios e agências lotéricas, a fim de verificar o cumprimento das alterações previstas na legislação.

"O Estatuto do Idoso incorporou uma novidade para quem tem 80 anos ou mais. Já está valendo, mas pouca gente sabe, a partir de agora, quem tem 80 anos ou mais têm prioridade sobre os idosos de 60 a 79 anos. É a preferência dentro da fila preferencial", explica a coordenadora Karoline Calegari Naspolini.

Segundo Karoline, essa prioridade vale em qualquer lugar. "Nos órgãos públicos como o INSS, na Justiça, nas unidades de saúde e também nos bancos. Os idosos são um dos segmentos que mais cresce na população brasileira, e em Içara não é diferente, de acordo com os dados do IBGE, esta faixa etária tem crescido dado o aumento na expectativa de vida da população", informa.  

Além da fiscalização do cumprimento da alteração do estatuto do idoso, o órgão aproveitou para entregar as instituições cópia da nova legislação municipal que regulamenta o tempo de espera nas filas nas agências bancarias, cooperativas de crédito, correios e agora também, nas agências lotéricas do município.

Sobre a Lei

De acordo com a nova legislação, as instituições deverão ofertar os tíquetes de senha contendo data e hora de retirada do bilhete e respectivo atendimento, a fim de que o consumidor possa fiscalizar o tempo de espera que deve ser de 20 minutos em dias da semana considerados normais, e de 30 minutos em véspera e pós feriado, além dos compreendidos entre o 1º ao 5º dia útil de cada mês.  No caso das agências lotéricas, a espera nos dias considerados como exceção será de 40 minutos. 

Em caso de descumprimento, o consumidor munido do tíquete e documentos pessoais, poderá dirigir-se ao Procon e registrar sua notificação, a fim de que a instituição cumpra a determinação legal, sob pena das sanções previstas em lei.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTOS/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE