• Procon Içara realiza pesquisa no preço dos materiais escolares

    Ao todo, 30 itens foram pesquisados em lojas do município

Procon Içara realiza pesquisa no preço dos materiais escolares

15 Jan, 2019 08:50:26 - Economia

Içara (SC)

Um apontador pode ser encontrado a partir de R$ 0,25 em Içara. Mas para garantir a economia, é preciso pesquisar. Afinal, há locais em que o modelo mais barato custa R$ 2, representando uma variação que chega a 700%. Por conta disso, o Procon Içara coletou os dados entre oito estabelecimentos da cidade. Os dados apurados entre os dias 7 e 14 de janeiro foram apresentados nesta segunda-feira, dia 14. 

“Dos 30 itens pesquisados, somente dois tiveram diferença de preço abaixo de 50%. Em 13 casos, essa variação ficou entre 50% e 100% e a disparidade superou 100% em 16 produtos”, compara a diretora executiva do órgão, Karoline Calegari. 

A grande diferença de preços mostra que os pais precisam pesquisar bastante antes de comprar o material escolar dos filhos, e não deixar para adquirir todos os materiais em um único estabelecimento. “O consumidor deve negociar descontos e prazos para pagamento. Pode-se ainda tentar aproveitar materiais utilizados no ano anterior que estejam em boas condições”, explica Karoline. 

Os pais também devem verificar a procedência do produto, se possui selo do Inmetro e se não é tóxico para as crianças. “Uma dica importante é não levar os filhos para escolher o material, pois eles sempre vão procurar os produtos da moda e que são mais caros. E se a necessidade de economizar existe, outra dica é a troca de livros didáticos entre alunos que cursam séries diferentes”, completou.

A pesquisa na íntegra está exposta na sede do Procon, na Rua Altamiro Guimarães, 356, Centro; além disso, pode ser requisitada pelo e-mail procon@icara.sc.gov.br. O órgão de defesa do consumidor atende de segunda a sexta-feira das 7h às 13h.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE