Procon de Içara dá dicas aos consumidores sobre compra de material escolar

11 Dez, 2019 08:09:52 - Geral

Içara (SC)

Mais um ano letivo está próximo do fim. Época em que muitos aproveitam para descansar, e outros pais já aproveitam para pensar no material escolar para o ano posterior. Por conta disso, o Procon de Içara aproveita a época para dar dicas aos consumidores sobre compras de materiais escolares. 

Confira as orientações:

Os materiais escolares foram os produtos que mais apresentaram aumento de preço no último ano No índice de preços ao consumidor, o material escolar ficou, em média, 6,9% mais caro – o dobro da inflação dos demais produtos. A diretora executiva do Procon Içara, Karoline Calegari também traz outras recomendações:

Antes de sair às compras, os pais devem verificar os itens que restaram do período anterior e avaliar se é possível reaproveitá-los. Vale a pena conferir os preços em bazares e nas grandes redes de supermercados, que compram em maiores lotes e, com isso, conseguem um menor preço de revenda. Outra dica é reunir um grupo de amigos para comprar o material escolar. É que algumas lojas concedem descontos para compras em grandes quantidades..

É importante esclarecer que a escola não pode solicitar a compra de materiais de uso coletivo, como material de higiene e limpeza; cobrar taxas para suprir despesas com água, luz e telefone; ou determinar a loja/livraria onde o material deve ser comprado.

A nota fiscal deve ser fornecida pelo vendedor. Em caso de problemas com a mercadoria é necessário apresentá-la, portanto, exija sempre este documento. Ao recebê-la, cheque se os produtos estão devidamente descritos e recuse quando estiverem relacionados apenas os códigos dos itens, pois isso pode dificultar a identificação.

Se os produtos adquiridos apresentarem algum problema, mesmo que estes sejam importados, o consumidor tem seus direitos resguardados pelo Código de Defesa do Consumidor. Os prazos para reclamar são: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis (no caso de vícios aparentes).

A orientação do Procon Içara é que, em caso de dúvidas, informações e denúncias, o consumidor deve procurar a instituição, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13hrs às 17hrs, com sede na Rua Altamiro Guimarães, 356, Centro; ou no telefone (48) 3432-5299.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE