Procedimentos necessários para a gestão dos tributos empresariais

02 Mar, 2018 15:56:43 - Geral

Tubarão (SC)

As empresas brasileiras estão acostumadas a conviver com uma das maiores cargas tributárias mundiais. Atualmente, cerca de 90 tributos (divididos em impostos, taxas e contribuições, sob as competências Federal, Estaduais e Municipais) estão vigentes no Brasil. Esses tributos oneram os custos dos produtos, das mercadorias e dos serviços, interferindo no comportamento do consumidor.

Em uma análise muito rápida, podemos nos enganar, acreditando que a carga tributária é um gasto exclusivo das organizações empresariais. Raramente tomamos ciência de que os valores pagos a título de tributos estão embutidos nos preços de venda. Como os preços de venda aproximam ou afastam a demanda consumidora, é necessário um planejamento tributário ainda mais eficaz, aliando governança corporativa e planejamento tributário.

A governança corporativa é um sistema com o qual as indústrias, os comércios e as entidades prestadoras de serviços são: dirigidas, monitoradas e incentivadas. Abrange o relacionamento entre os stakeholders (grupo de pessoas que tem interesse em uma determinada empresa). Nela são estabelecidas um conjunto de boas práticas que convertem os princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico da organização a longo prazo, facilitando o acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão, longevidade e o bem comum.

Já o planejamento tributário engloba um sistema legal que visa reduzir a necessidade do pagamento de tributos. Oferece ferramentas que estruturam o empreendimento de maneira a utilizar a elisão fiscal (possibilidade legal de pagar menor carga tributária), diminuindo assim, os custos e possibilitando um incremento no volume de vendas. Aliando os princípios da governança corporativa às técnicas de planejamento tributário, a organização empresarial alcançará a Governança Tributária, pois irá coordenar, controlar e acompanhar todos os processos tributários, reduzindo os riscos fiscais e eliminando os custos desnecessários, possibilitando uma maior sustentabilidade em suas operações.

Neste sentido, o Curso de Ciências Contábeis da Unisul, atento à realidade empresarial atual, oferta o curso de Pós-graduação em Planejamento Tributário e Governança Corporativa na Unidade Universitária do Vale do Braço do Norte. A turma já está confirmada e o início das aulas será dia 24 de abril de 2018. Com aulas nas terças ou quartas-feiras a noite, os interessados ainda podem efetuar inscrição para as vagas remanescentes a partir do link: Planejamento Tributário e Governança Corporativa.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE