• Privilégios na saúde acabaram em Maracajá

Privilégios na saúde acabaram em Maracajá

09 Nov, 2017 14:48:14 - Geral

Maracajá (SC)

Uma das mais antigas práticas de discriminação aos mais carentes e favorecimento político aos mais poderosos no setor de saúde de Maracajá, a distribuição de medicamentos “de marca” está tendo fim. A partir deste mês a administração municipal vai entregar aos pacientes, unicamente, os medicamentos que constam da chamada “Farmácia Básica” e encaminhará à Câmara de Vereadores projeto de lei para estabelecer critérios para doar medicamentos “fora da lista”.

“A administração municipal existe para atender a todos, mas especialmente aos que têm menor poder aquisitivo e, desta forma, promover justiça social; vão se acabar os privilégios, que em maioria serviam para atender os mais abastados”, anunciou o prefeito Arlindo Rocha nesta semana. Além dos critérios que serão estabelecidos por lei municipal, além dos itens da “Farmácia Básica” somente serão concedidos medicamentos determinados por ações judiciais, ficou estabelecido.

Conforme os dados apurados pela administração municipal, apenas com medicamentos “fora da lista”  ou “de marca”, o investimento mensal se aproxima de 5% da receita. “Ocorre rotineiramente de termos em nossa farmácia um medicamento, mas o paciente vem com uma receita de médico particular, do mesmo medicamento, porém de marca, que chega a custar 10 vezes mais”, relata o diretor do Departamento de Saúde, Diogo Copetti. “Por pressão ou relações políticas o medicamento mais caro acabava sendo adquirido e isto acabou”, finaliza o prefeito de Maracajá.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE