• Primeiros técnicos em agronegócio formados pelo Senar/SC

Primeiros técnicos em agronegócio formados pelo Senar/SC

06 Fev, 2017 23:53:52 - Geral

<b>São Joaquim (SC)</b>


Repleta de emoções. Assim foi a formatura da primeira turma do Curso Técnico em Agronegócio da rede e-Tec no polo de São Joaquim, ofertado no Estado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à FAESC. A solenidade reuniu 500 pessoas no último sábado (04), em São Joaquim. Vinte alunos comemoraram a conclusão do curso.  


“É uma emoção muito grande. Não foi fácil, mas graças ao apoio da minha família consegui alcançar esse sonho”, contou a nova técnica em agronegócio, Erika Hoffmann, de 36 anos. A rotina era pesada, enfrentava oito horas de viagem – quatro para ir e quatro para voltar – de Bom Jesus (RS), onde mora, até São Joaquim, para participar das aulas presenciais. Quem lhe apresentou o curso foi o cunhado Elus Renato Boing, técnico do Senar em Santa Catarina.


Erika herdou a propriedade rural do avô e ao compreender a responsabilidade que tinha nas mãos resolveu buscar por qualificação profissional. Com o apoio da irmã, Elusca Hoffmann, que a acompanhava em todas as viagens, Érika conclui o curso com êxito. “Essa é uma conquista de toda a família. Os conhecimentos que ela adquiriu serviram para que todos nós melhorássemos em relação a atuação na propriedade. Valeu a pena, estamos orgulhosos”, afirmou Elusca.


Assim como Erika, Sérgio Luiz Ribeiro, de 60 anos, também resolveu fazer o curso após tornar-se produtor rural. Depois que se aposentou como médico, comprou uma propriedade em São Francisco Xavier. As expectativas foram ampliando e hoje o produtor possui um rebanho de 70 matrizes de ovinos. “Eu aprendi desde pequeno que estudar nunca é demais. Além disso, procuro transmitir aos meus filhos e netos que o grande investimento que podemos fazer na vida é no conhecimento. Encontrei nas aulas a satisfação das minhas expectativas para a condução de minha propriedade”, afirmou.


Cácio do Nascimento Moraes, de 46 anos, é médico veterinário, possui mestrado na área de reprodução animal e também é produtor rural no município de São José do Cerrito. Mesmo com uma formação completa quis ir em busca de mais qualificação. “O resultado foi além das expectativas, consegui me atualizar e aprender muito mais sobre a gestão da minha propriedade. Nesses dois anos tive melhoras na implantação de pastagens, tudo graças ao que aprendi no curso”, relatou.


<b>QUALIFICAÇÃO TÉCNICA NO MEIO RURAL</b>


Para o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC José Zeferino Pedrozo, que também foi homenageado como paraninfo da turma, é um orgulho imenso acompanhar a conclusão da primeira turma em Santa Catarina. “Os técnicos em agronegócio saem do curso com uma visão atualizada sobre o agronegócio e muito mais conscientes da sua importância enquanto agentes de transformação no meio rural, levando novas tecnologias e visões mais empreendedoras para as propriedades.


De acordo com o presidente do Sindicato Rural de São Joaquim, vice-presidente da Faesc e eleito o amigo da turma, Antônio Marcos Pagani de Souza, é motivo de honra a primeira turma do curso ser formada no município. “Isso é resultado da dedicação e comprometimento. Temos certeza de que todos darão o seu máximo para contribuir na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável das propriedades rurais. O futuro do agronegócio passa pelas mãos desses técnicos”, complementou.


Também participaram da solenidade o prefeito de São Joaquim Giovane Nunes, o presidente da Câmara de Vereadores Luiz Carlos Fernandes, a secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional Solange Scortegagna Pagani, o patrono da turma Vicente Donini, a amiga da turma e coordenadora local do curso Dayse Beltrame Pereira e a coordenadora regional do curso Katia Zanela.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal