• Primeiros Colonizadores de Cocal do Sul são homenageados

Primeiros Colonizadores de Cocal do Sul são homenageados

21 Set, 2016 11:25:34 - Geral

Cocal do Sul (SC)

A Câmara de Vereadores de Cocal do Sul realizou na noite de ontem, terça-feira (20), uma sessão solene em homenagem as primeiras famílias colonizadoras do município: Cechinel, Possamai e Smânia. Durante o evento foi transmitido o sentimento de gratidão e reconhecimento pelos 131 anos de colonização da cidade.

A sessão foi aberta pela apresentação do Teatro de Sombras que contou a história de um casal italiano que ajudou na colonização do município. A apresentação foi feita pelos alunos do terceiro anos do ensino médio do Colégio Padre Schuller.


A presidente do Legislativo, Angela Mendes Angelo conduziu os trabalhos de valorização a cultura e imigração italiana. Durante a sessão, os vereadores concederam placa do Mérito Legislativo às famílias que foram representadas pelos seus descendentes Teresa Cechinel, Elizeu Possamai e Dalton Renato Galli.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi o reconhecimento ao historiador e presidente de honra do Circulo Italiano Venícios Búrigo pelo exemplo de pessoa, trabalho e incentivo em prol da cultura de Cocal do Sul. A homenagem foi realizada pela presidente do Circulo, Neide Pellegrin e integrantes do grupo.

O evento reuniu autoridades, convidados e, contou ainda, com a presença da presidente da Convesc, Fabíola Maria Prado Cechinel que destacou as comemorações no Sul pelos 140 anos da Imigração Italiana e do embaixador italiano, Carmine Robustelli, genro do homenageado Venícios Búrigo que esta de passagem pelo município. 

A presidente da Câmara ressaltou com satisfação e orgulho a oportunidade de fazer parte do momento especial. “Tenho certeza que essas famílias hoje aqui homenageadas representam cada uma das famílias que aqui chegaram e ajudaram a edificar esta cidade com fé, coragem e bravura. A todas elas, parabéns e obrigada por tudo. Que possamos continuar a escrever a nossa história com sabedoria, seriedade e progresso”, destacou Angela.

A Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Ana Paula Cechinel falou em nome do Governo Municipal. “Nós só temos a agradecer a perseverança deste povo que aqui chegou e construiu esta terra que temos orgulho de herdar e deixar para os nossos filhos, netos e bisnetos. Em especial, parabéns as primeiras colonizadoras: Possamai, Cechinel e Smânia que foram o início de tudo. Ao Circulo Italiano pela propagação da nossa cultura e ao senhor Vinicius Búrigo pela merecida homenagem pelo amor e dedicação à história e cultura desta cidade. À Câmara por meio de seus vereadores por este importante reconhecimento e a todas as famílias do nosso município por escolher Cocal para edificar a sua história”, afirmou.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança