• Primeiro semestre de 2017 foi marcado por prisões e apreensões

Primeiro semestre de 2017 foi marcado por prisões e apreensões

12 Jul, 2017 21:26:13 - Geral

Araranguá (SC)

De janeiro a junho deste ano, nos 15 municípios da região da AMESC, a Polícia Militar efetuou 784 prisões, apreendeu 23 armas, recolheu uma grande quantidade de drogas e recuperou 56 veículos furtados ou roubados. O primeiro semestre de 2017 foi marcado por um trabalho intenso da Polícia Militar na defesa da população da região da AMESC – que abrange os 15 municípios do extremo sul catarinense, de Maracajá a Passo de Torres. O Batalhão, sediado em Araranguá, possui três Companhias de Polícia Militar: uma localizada na própria cidade de Araranguá, comandada pelo capitão Diego Schwartz, e duas destacadas nas cidades de Sombrio e Turvo, comandadas pelo capitão Luiz Paulo Fernandes e pelo 1º tenente Rogério Ferrigo, respectivamente.

Nos últimos tempos, a população da região pôde sentir um aumento considerável das operações policiais nessas cidades, trabalho que trouxe grandes resultados. Uma breve análise dos seis primeiros meses desse ano já é suficiente para constatarmos o sucesso desse trabalho. Os números compreendem o período exato de 1º de janeiro a 30 de junho. Na área da 1ª Companhia, que abrange as cidades de Araranguá, Balneário Arroio do Silva e Maracajá: 391 prisões foram realizadas.

Além disso, foram apreendidas: 1,297 Kg de maconha; 776 pedras de crack; 1,906kg de cocaína; 4 pés de maconha; 557 comprimidos de ecstasy; 18 pontos de LSD; 20ml de sananga (colírio alucinógeno) e 6 gramas de cristal. Também foram apreendidas nove armas, sendo: 03 (três) revólveres calibre 38; 01 (um) revólver calibre 32; 01 (um) revólver calibre 22; 01 (uma) pistola calibre 380; 02 (duas) espingardas; e 01 (uma) garrucha. Não bastasse, os policiais militares recuperaram 33 veículos furtados ou roubados.

Na área da 2ª Companhia, que abrange as cidades de Sombrio, Balneário Gaivota, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Praia Grande e Passo de Torres: 305prisões foram realizadas. Em relação às drogas, foram apreendidas: 2,553kg de maconha; 693 pedras de crack; 115 gramas de cocaína; 2 pés de maconha; 84 comprimidos de ecstasy e 3 pontos de LSD. Nessa região foram apreendidas nove armas, sendo: 01 (um) fuzil; 03 (três) revólveres calibre 38; 01 (um) revólver calibre 32; 02 (dois) revólveres calibre 22; e 02 (duas) garruchas. Além disso, 20 veículos foram recuperados.

Na área da 3ª Companhia, que abrange as cidades de Turvo, Meleiro, Morro Grande, Jacinto Machado, Ermo e Timbé do Sul: 88 prisões foram realizadas. Em relação às drogas, foram apreendidas: 69 gramas de maconha; 10 pedras de crack; 21 gramas de cocaína e um pé de maconha. Também foram apreendidas cinco armas, sendo: 02 (dois) revólveres calibre 32; 01 (uma) espingarda; e 02 (duas) garruchas. Nessa área, três veículos furtados ou roubados foram recuperados.

No total, em toda a região vinculada ao 19º Batalhão de Polícia Militar, foram realizadas 784 prisões, apreendidas 23 armas e recuperados 56 veículos furtados ou roubados. Esse número de prisões abrange tanto os criminosos adultos, quanto os adolescentes apreendidos pela prática de atos infracionais. A soma total das drogas resultou em: 3,898kg de maconha; 1.479 pedras de crack; 2,042kg gramas de cocaína, 7 pés de maconha; 641 comprimidos de ecstasy e 18 pontos de LSD.

Sobre o trabalho que vem sendo realizado e os resultados apresentados até agora, o comandante do 19º BPM, tenente-coronel Maike Adriano Valgas, ressalta que: “O trabalho de prevenção com inúmeras operações policiais e a pronta-resposta efetiva resultam na expressiva quantidade de prisões e apreensão de drogas e armas de fogo, bem como na recuperação de veículos alvos dos criminosos. O empenho de oficiais e praças tem sido fundamental para o alcance dos números apontados.”

Além de atuar na esfera da repressão e fiscalização, a Polícia Militar também atua na prevenção, onde realiza o Programa Rede de Vizinhos, as rondas escolares, bancárias e comerciais, que tem aumentado admiravelmente a segurança das pessoas que estudam, trabalham ou frequentam esses estabelecimentos, com o objetivo de deixar a população dos 15 municípios do extremo sul catarinense cada vez mais segura.

TEXTO/ ASSESSORIA DA POLICIA MILITAR 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE