• Primeira turma do Curso Técnico em Agronegócio

Primeira turma do Curso Técnico em Agronegócio

10 Fev, 2017 15:46:01 - Variedades

São José (SC)

A jovem Fernanda Borges Lühmann, de 26 anos, é filha de produtores rurais. Natural de Irineópolis (SC), onde a família possui uma pequena propriedade rural, cresceu acompanhando o trabalho da família. Há cinco anos mudou-se para Florianópolis onde cursa Contabilidade, mas o amor pelo campo falou mais alto. Trabalhando na Federação dos Trabalhadores de Agricultores do Estado de Santa Catarina (FETAESC) conheceu o Curso Técnico em Agronegócio oferecido gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Faesc, e após dois anos de estudos está prestes a se tornar técnica em agronegócio.

Assim como ela, outros 21 alunos participarão da solenidade de colação de grau da primeira turma do polo presencial de São José. A formatura está prevista para iniciar às 20 horas deste sábado (11), na sede da FETAESC, em São José. Segundo Fernanda, o desejo em fazer o curso surgiu pelo interesse na área. “O agronegócio é um setor crescente e que possui muita demanda de profissionais qualificados. Sempre gostei da agricultura e o curso me chamou atenção por ser voltado à gestão agrícola e abordar questões administrativas e contábeis, o que engloba a graduação que estou fazendo. Enxerguei uma oportunidade de unir ambos os conhecimentos e enriquecer meu currículo profissional”, conta.

Para a jovem, a experiência do curso foi marcante. “Tivemos a oportunidade de conhecer vários aspectos do diversificado setor rural de Santa Catarina, por meio das visitas técnicas que fizemos sob a orientação de ótimos professores. Depois de formada buscarei empreender no setor agrícola, aplicando conhecimentos adquiridos no curso visando promover o desenvolvimento dos negócios rurais”, argumenta Fernanda.

O Curso Técnico em Agronegócio da rede e-Tec é de nível médio e habilita os profissionais na aplicação de procedimentos de gestão e comercialização do agronegócio, com foco nos diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira. “A grade curricular das aulas é 80% a distância e 20% presencial. Os alunos contam, ainda, com visitas técnicas para conhecer a realidade de propriedades catarinenses”, explica a coordenadora do curso em Santa Catarina, Katia Zanela.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC José Zeferino Pedrozo, ressalta a importante contribuição dos técnicos em agronegócio para o futuro da agropecuária catarinense. “Esses profissionais terão em suas mãos a responsabilidade de levar para o campo avanços tecnológicos e atitudes inovadoras para contribuir na melhoria da qualidade de vida, da produtividade e, também, da rentabilidade das propriedades de nosso Estado. Ficamos felizes em contribuir com essa formação e temos certeza de que serão excelentes agentes de transformação”.

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, os técnicos terão uma série de oportunidades para atuar no mercado de trabalho voltado ao agronegócio. Empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais e serviços de assistência técnica são apenas algumas das áreas de atuação. “Além disso, esses profissionais servem de exemplo por serem os pioneiros em seus polos presenciais. Serão os grandes motivadores para que mais produtores rurais se engajem e procurem pelo aprimoramento profissional. O futuro do campo passará pelas mãos desses técnicos”, conclui.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 

FOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE