• Primeira carbonífera do sul de SC recomendada à certificação OHSAS 18001

Primeira carbonífera do sul de SC recomendada à certificação OHSAS 18001

26 Jul, 2018 16:30:28 - Geral

Criciúma (SC)

As Empresas Rio Deserto foram recomendadas à certificação OHSAS 18001, relacionada ao Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO). A auditoria, realizada pelo órgão certificador BRTUV, encerrou nesta quinta-feira, dia 26. Com a conquista, a organização passa a ser a primeira carbonífera do sul de Santa Catarina com certificação nas três normas regulamentadoras: ISO 9001(Sistema de Gestão de Qualidade) há 18 anos, ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) há 10 anos, e agora OHSAS 18001.

“Esta é uma conquista histórica para as Empresas Rio Deserto”, ressalta a engenheira química/mineral da organização, Rosimeri Venâncio Redivo. Segundo ela, a empresa é muito focada em aspectos como a segurança e a saúde ocupacional e há alguns anos as ações se intensificaram ainda mais. “Esta certificação é um passo importantíssimo, um reconhecimento do quanto as Empresas Rio Deserto prezam pela qualidade em todas as áreas”, sublinha.

A princípio, as unidades das Empresas Rio Deserto recomendadas à certificação OHSAS 18001 são as seguintes: Unidade de Extração Mina Cruz de Malta – localizada em Treviso(SC), Terminal de Transferência – localizado em Siderópolis(SC), Unidade de Extração Mina 101 – Localizada em Içara(SC), Divisão Laboratório – Localizada em Urussanga(SC), Unidade de Extração Mina Novo Horizontee Escritório Central – Localizadas em Criciúma(SC). A certificação OHSAS 18001 é válida por três anos, sendo realizadas auditorias de acompanhamento anualmente. A pretensão é que a certificação seja estendida também para as demais unidades do grupo.

Em paralelo a recomendação da certificação OHSAS 18001, as unidades das Empresas Rio Deserto também passaram por recertificações, obtendo a ISO 9001 e ISO 14001, versão 2015.

Conquista é fruto de trabalho em equipe

Um dos administradores das Empresas Rio Deserto, Valcir José Zanette, destacou o envolvimento dos colaboradores para a conquista da OHSAS 18001. “A participação de todos foi fundamental. Só temos a agradecer pela dedicação. O trabalho é grande, mas estamos vendo excelentes resultados”, disse. Segundo ele, a qualidade e a segurança precisam estar sempre em primeiro lugar. “Sãoaspectos que devem estar presentes em tudo, em todos os setores”, enfatiza.

A coordenadora de gestão da qualidade das Empresas Rio Deserto, Cleusa Maria Souza Ronsani, também ressaltou o trabalho em equipe como fator essencial para a conquista da certificação OHSAS 18001. “Não foi um trabalho fácil, mas foi um trabalho realizado em equipe. Este título só foi alcançado graças ao engajamento de todos. Estamos muito felizes”, disse.

OHSAS 18001

A OHSAS 18001 se refere a uma sigla em inglês (Occupational Health and Safety Assessment Series) que significa Série de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional. A norma visa proteger e assegurar que os colaboradores de uma organização tenham um ambiente de trabalho saudável e seguro. No sul de Santa Catarina, são poucas as empresas com certificação OHSAS 18001, entre elas estão a Ferrovia Tereza Cristina, Transferro Operadora Multimodal e Engie Brasil Energia. Com a recomendação das Empresas Rio Deserto à certificação OHSAS 18001, fecha-se um ciclo no fornecimento de carvão mineral para a geração de energia no sul do estado.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE