• Previsão do tempo: Termômetros podem marcar até 40°C em SC nesta semana

Previsão do tempo: Termômetros podem marcar até 40°C em SC nesta semana

30 Set, 2020 18:44:23 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Uma massa de ar quente fará a temperatura subir bastante em Santa Catarina. A máxima fica acima dos 30°C em todas as regiões a partir de quarta-feira (30/9), com forte calor especialmente na quinta e sexta-feira. No Oeste catarinense os termômetros podem registrar até 40°C. As informações são da Epagri/Ciram, que recomenda o acompanhamento diário da previsão do tempo nos próximos dias.

O calor nesta época do ano não é incomum. O início da primavera normalmente é mais frio, mas podem ocorrer períodos de calor de forma isolada. Mesmo com as temperaturas altas, há possibilidade de pancadas de chuvas e sol entre nuvens no litoral catarinense.

Já no sábado, 3, o tempo muda bruscamente com chuva e declínio de temperatura em todo o estado.

Confira abaixo a previsão detalhada para os próximos dias:

Quarta-feira (30/9):

Tempo: mais nuvens com chuva no decorrer do dia na região da Grande Florianópolis, Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul e Planalto Sul. Entre a tarde e noite ocorre pancadas de chuva com trovoadas nas demais regiões. Há risco de temporal isolado.
Temperatura: em elevação no decorrer do dia, mais alta no Oeste (acimados dos 35°C).
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: cavado e sistema de alta pressão no Litoral do Sul do Brasil.

Quinta-feira (1°/10):

Tempo: chuva isolada no início do dia na Grande Florianópolis, melhorando no decorrer do dia. No Litoral Sul, sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com raios entre a tarde e a noite. Nas outras regiões catarinenses, sol com mais nuvens no final do dia.
Temperatura: alta com máximas perto de 40° no Oeste de SC.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (2/10):
Tempo: do Oeste ao Litoral Sul, pancadas de chuva com raios a partir da tarde e á noite nas outras regiões. Não se descarta o risco de temporal localizado
Temperatura: alta com máximas pero de 40° no Oeste de SC.
Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (3/10):

Tempo: no Planalto Norte e Litoral Norte, pancadas de chuva com raios a partir da tarde. Nas outras regiões, tempo mais fechado com chuva ao longo do dia.
Temperatura: amena em relação aos dias anteriores.
Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Fonte: Epagri/Ciram

Como proteger sua saúde diante de mudanças bruscas de temperatura

A Epagri/Ciram prevê um tempo instável na primavera, que é característica da estação. Com a mudança brusca de temperatura nesta semana, a saúde precisa de atenção redobrada. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC)reforça que medidas simples podem fortalecer a imunidade e diminuir o risco de contrair alguma espécie de vírus ou bactéria. Entre elas está manter os ambientes bem ventilados e, se possível, ensolarados; lavar as mãos frequentemente com água e sabão; manter rigorosa higiene com pratos, talheres, mamadeiras e chupetas, e evitar aglomerações.

Hábitos como dormir regularmente, praticar exercícios físicos e possuir uma alimentação saudável também fortalecem o sistema imunológico e previne gripes e intoxicações alimentares. De acordo com a Dive-SC, essas enfermidades, características do clima instável da primavera, podem ser evitadas com o mesmo protocolo de higienização que se aplica à Covid-19. Mesmo com redução de casos em Santa Catarina, os cuidados de prevenção contra o novo coronavírus ainda são necessários.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE