• Prestes a serem inauguradas, obras nas barragens de Ituporanga

Prestes a serem inauguradas, obras nas barragens de Ituporanga

02 Mar, 2017 15:18:31 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Já está praticamente tudo pronto para a inauguração oficial das melhorias nas barragens de Ituporanga e Taió, no Alto Vale do Itajaí. O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, visitou as duas cidades nesta quinta-feira, 2, e confirmou a cerimônia para o dia 17 de março, em evento com a presença do presidente Michel Temer e do governador Raimundo Colombo.

O secretário Moratelli explicou que as obras ocorreram em duas frentes. A primeira consiste na sobre-elevação em dois metros das duas barragens, aumentando a capacidade de retenção da água. A capacidade da barragem de Taió passou de 83 milhões de metros cúbicos para 100 milhões de metros cúbicos, um incremento de 20%. E a da barragem de Ituporanga passou da capacidade de retenção de 93 milhões de metros cúbicos para 110 milhões de metros cúbicos, ou seja, um aumento de 18%.

Além disso, foi dobrada a capacidade de vazão, que é a liberação de água para proteger a estrutura das barragens. As melhorias vão amenizar ou até mesmo eliminar danos na região em caso de ocorrências de fortes chuvas, dependendo da intensidade dos eventos climáticos. Comparando com enchentes ocorridas nos últimos anos, por exemplo, as melhorias feitas garantiriam uma redução de, em média, 1,5 metro em alagamentos registrados em cidades como Rio do Sul.

"São melhorias que trarão mais segurança para toda a comunidade do Vale do Itajaí. Teremos uma melhor gestão de ocorrências em situações de crise, melhores condições de trabalhar com prevenção, com as barragens aumentando a capacidade de reter água e também a velocidade de vazão, quando for preciso liberar a água", avalia o secretário Moratelli. Juntos, os investimentos nas duas barragens somam cerca de R$ 60 milhões, resultado de parceria com o governo federal.


Radares, novos centros de operação e alertas via SMS

Moratelli destacou também outras ações importantes da Defesa Civil que serão concluídas em 2017. Até o final do ano, Santa Catarina atingirá a marca de 100% de cobertura do seu território com radares meteorológicos. Para complementar o trabalho do radar de Lontras, já em atividade, será inaugurado outra unidade nos mesmos moldes em Chapecó em maio. E um terceiro radar, este móvel, será entregue para a região do Sul do estado em julho deste ano. Entre abril e setembro, também devem ser inaugurados 20 centros de operação regional e salas de situação, distribuídos em cidades estratégicas de diferentes regiões catarinenses. E em outubro, o novo centro estadual, que está sendo construído em Florianópolis. O secretário destacou, ainda, a implantação do pioneiro serviço de envio de alertas por SMS. Um projeto piloto está em andamento em 20 cidades de Santa Catarina e a previsão é que, a partir de agosto, o serviço passe a ser oferecido para todo o estado.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

FOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE