Presidente do TCE/SC integra Conselho Fiscal do Instituto Rui Barbosa

07 Mar, 2018 10:14:34 - Geral

Florianópolis (SC)

O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Dado Cherem, foi empossado como membro do Conselho Fiscal do Instituto Rui Barbosa (IRB), para o biênio 2018-2019, nesta terça-feira (6/3), na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.  A nova diretoria da Instituição de ensino e pesquisa, que congrega os 33 tribunais de contas brasileiros, foi eleita durante o XXIX Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, em novembro de 2017, em Goiânia. (Saiba mais). O presidente do IRB, conselheiro Ivan Bonilha (TCE/PR), sucede o conselheiro Sebastião Helvecio Ramos de Castro (TCE/MG), que presidiu a entidade no biênio 2016-2017 e será vice-presidente de Relações Institucionais nesta gestão.

“Estou cada vez mais convencido que as auditorias têm que ter um caráter preventivo”, defendeu o conselheiro Dado, numa referência ao papel relevante das auditorias operacionais e a sua relação com a missão orientadora das Cortes de Contas, em favor do aperfeiçoamento da gestão pública. “Aceitei o convite para participar da nova gestão do IRB, pois constatei que as diretrizes a nível nacional caminham nessa linha de atuação”, afirmou o presidente do TCE/SC. Para demonstrar essa sintonia, Cherem citou a manifestação do conselheiro Sebastião Helvecio: “os TCs estão numa nova etapa, passaram de cão de caça para cão guia”.

O conselheiro Dado participou, também, de reunião do Colégio de Presidentes dos TCs para eleição da nova presidência do colegiado, no dia 5 de março, no Tribunal de Contas do Distrito Federal, em Brasília. Na pauta do encontro, que teve a participação de representantes de 32 tribunais de contas de todo o País, os desafios enfrentados pelos órgãos de controle externo para a defesa de suas prerrogativas e as mudanças na forma de composição das Cortes mereceram destaque.

Aperfeiçoamento

O Instituto Rui Barbosa (IRB) – agora denominado a Casa do Conhecimento dos Tribunais de Contas – é uma associação civil, sem fins lucrativos, de caráter nacional, com prazo de duração indeterminado, fundada em 1973 com a finalidade de aprimorar as atividades exercidas pelos Tribunais de Contas brasileiros, promovendo o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços prestados mediante a produção do conhecimento, pesquisa e capacitação.

O IRB apoia e promove iniciativas que procuram favorecer aprendizados para novos modelos de políticas públicas; estimula a publicação de trabalhos, monografias, revistas e impressos em geral, relacionados aos seus objetivos; e vai além, ao reconhecer e premiar as boas práticas. Por meio de concursos sobre matérias de interesse dos TCs, oferece prêmios de incentivo, como estágios, treinamento ou frequência em cursos no País ou exterior.

Como forma de incentivo, também divulga os trabalhos apresentados nos seminários, simpósios, encontros e reuniões que realiza ou participa. Ainda é papel do IRB manter intercâmbio com especialistas nas matérias de interesse das Cortes de Contas e celebrar convênios com instituições nacionais e estrangeiras, inclusive as universitárias.

Saiba mais:

Diretoria do IRB

Nome

Cargo

TCE

Ivan Lelis Bonilha

Presidente

PR

Sebastião Helvecio Ramos de Castro

Vice-presidente  de relações institucionais

MG

Érico Xavier Destero e Silva

Vice-presidente  de desenvolvimento institucional

AM

Edilberto Carlos Pontes Lima

Vice-presidente  de ensino, pesquisa e extensão

CE

Inaldo da Paixão Santos Araújo

Vice-presidente  de auditoria

BA

Sidney Estanislau Beraldo

Vice-presidente  de desenvolvimento e políticas públicas

SP

Severiano José Costandrade de Aguiar

1º Secretário

TO

Marcos Antônio Borges

2º Secretário

GO

Algir Lorenzon

Tesoureiro

RS

 

Suplentes

Nome

TCE

Domingos Augusto Taufner

ES

Naluh Maria Lima Gouveia

AC

Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins

PI

Antônio Carlos Flores de Moraes

TCE/RJ

Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes

PA

 

Conselho Fiscal

Nome

TCE

Nestor Baptista

PR

Anilceia Luzia Machado

DF

Luiz Eduardo Cherem

SC

Mauri José Torres Duarte

MG

Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço

AP

 

Suplentes

Nome

TCE

Osmar Domingues Jeronymo

MS

Cilene Lago Salomão

RR

João Antonio da Siva Filho

TCM/SP

Daniel Augusto Goulart

TCM/GO

Fernando Toledo

AL

Fonte: Portal do IRB

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal