• Presidente do Sindicato dos Médicos destaca importância, desafios e conquistas da profissão

Presidente do Sindicato dos Médicos destaca importância, desafios e conquistas da profissão

18 Out, 2018 17:37:42 - Saúde

Criciúma (SC)

Considerada uma das profissões mais importantes para a sociedade, estando diretamente ligada à saúde e à vida, o exercício da medicina é lembrado nesta quinta-feira, 18 de outubro, Dia do Médico. O presidente do Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense (Simersul), Licínio Argeu Alcântara, destaca a importância e as ações da profissão em âmbito nacional e local.  

“A medicina continua sendo uma profissão bela e engrandecedora, em que as pessoas ainda buscam por idealismo. Já foi considerada uma das mais nobres, entretanto considero que todas as profissões são nobres, especialmente quando exercemos de forma ética, profissional e humana”, coloca Alcântara.

Para o presidente do Simersul, a classe tem sofrido com medidas adotadas pelo Governo Federal e também com a grande abertura de cursos de medicina, que não atingem os indicadores de qualidade de ensino necessários. “A profissão de médico no Brasil sofreu diversos ataques nos últimos anos com a implantação de planos populistas como o Mais Médicos, que trouxe profissionais para o país sem a devida capacitação. Também propôs trazer especialistas nessas condições”, observa.  

De acordo com Alcântara, o número crescente de instituições de ensino que não estão preparadas para formar médicos de qualidade é algo de extrema preocupação. “Felizmente na nossa região a situação é contrária a nacional. Temos ótimos cursos e estamos avançando bastante com relação a discussões, envolvendo antigos problemas relacionados a saúde pública de Criciúma. Queremos enaltecer a medicina de Criciúma e região onde temos recebido ótimos especialistas com um atendimento bom, qualificado e ética, inclusive com a oferta de procedimentos, tratamentos e diagnósticos encontrados somente em grandes centros”, acrescenta.

Atuação do Simersul

Fundado há 38 anos, o sindicato tem lutado pelos interesses não só da classe médica, mas em defesa da saúde. A atual gestão comemora a regularização da carga horária dos médicos, a liberação das rescisões contratuais pelo Poder Municipal de Criciúma e está próximo de equacionar a resolução da isonomia salarial dos médicos mais antigos. “Com a disponibilidade do Governo Municipal temos conseguido dar passos importantes na melhora da profissão na cidade e, consequentemente, à população”, conclui.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE