• Presidente do Comitê Urussanga é moderador em evento nacional

Presidente do Comitê Urussanga é moderador em evento nacional

08 Jul, 2016 18:56:02 - Geral

Urussanga (SC)

O presidente do Comitê do Rio Urussanga e professor da Unesc, José Carlos Virtuoso, foi moderador no encontro setorial “Entidades Delegatárias e Agências de Bacias”, durante o XVIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), em Salvador/BA, evento que encerra nesta sexta-feira (8/7). A discussão em torno da temática permitiu a troca de experiências sobre as entidades que atuam com o papel executivo dos comitês.

Criados a partir da Politica Nacional de Recursos Hìdricos (Lei 9.344/97), os comitês não possuem personalidade jurídica e, portanto, não podem receber recursos para a sua operacionalização. Neste caso, deve haver uma agência ou entidade que receba e execute o papel administrativo e operacional. "No caso de Santa Catarina, como ainda não há cobrança pela água, um dos instrumentos de gestão, a criação de agências de água é inviável, podendo assumir tal tarefa organizações da sociedade civil que atuem com recursos hídricos", salientou Virtuoso, que também é presidente do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas.

O Comitê da Bacia do Rio Urussanga também participa do Encob com sua coordenadora de Educação Ambiental e professora da Unibave, Rose Maria Adami. Ela expôs o trabalho "1º Diálogo entre as Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense", que ocorreu em 2015, a fim de divulgar as práticas de gestão de recursos hídricos realizadas pelos setores que utilizam água nas bacias, relacionadas a educação ambiental, técnicas de aproveitamento e reuso de água e práticas de saneamento básico. Antônio Adílio da Silveira, representante da Casan na diretoria do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, também participa do evento nacional como membro do Comitê da Bacia do Rio Araranguá. 

Comunicação Comitê Rio Urussanga

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança