• Presidente da Alesc e prefeito da Capital defendem união para superar a crise

Presidente da Alesc e prefeito da Capital defendem união para superar a crise

16 Jun, 2020 22:08:32 - Política

Florianópolis (SC)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia (PSD), e o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), defenderam na tarde desta terça-feira (16) a união de esforços para superar as crises de saúde, econômica e social que atingem o Brasil neste período da pandemia do Covid-19, durante debate on-line, denominado Lide Talks Santa Catarina, com o tema “Como o poder público pode se reinventar e ser fundamental nesse momento de pandemia”. Promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais) de Santa Catarina e comandado pelo seu presidente estadual, empresário Wilfredo Gomes, o evento contou com mais de 150 espectadores de todo o país.

Julio Garcia abriu o painel falando das primeiras ações que a Assembleia Legislativa adotou com o início da pandemia do Covid-19, votando e aprovando importantes projetos que auxiliaram o governo estadual no combate a doença. Ele reforçou que a pandemia é uma crise de toda uma geração, nunca vista em tempos modernos e, por isso, tem pregado a união de todos. Lembrou que, mesmo com a pandemia, a Assembleia continuou trabalhando ativamente com sessões virtuais e depois mistas, respeitando as regras de distanciamento e seguindo rígidos protocolos de segurança conforme orientações das autoridades de saúde e sanitária.

Segundo o presidente do Legislativo, muita coisa vai mudar no pós-pandemia, com adoção do home office, que será praticado por muitos, com menos burocracia, facilitando a mobilidade urbana e melhorando a qualidade dos trabalhadores. “Já estamos nos preparando para isso na Assembleia”, revelou. Ressaltou que, mesmo com a pandemia, o papel fiscalizador e legislador do Parlamento não parou. “É um grande desafio que estamos vivendo. É como trocar o pneu com o carro andando”, exemplificou.

O prefeito Gean Loureiro falou do trabalho adotado pela prefeitura de Florianópolis no combate a pandemia. Ele enfatizou a participação de sua equipe técnica na elaboração das medidas adotadas com rigor desde o início dos primeiros casos de Convid-19 no Brasil. “Florianópolis foi a primeira capital a adotar o distanciamento social e, mesmo com críticas, na época, seguimos com um protocolo rigoroso. Foi uma série de decisões difíceis, uma verdadeira operação de guerra.”.

Lembrou que Florianópolis, ainda em março, no início do combate a pandemia, adquiriu com recursos próprios equipamentos de proteção individual, como luvas, jalecos e até testes. “Nós já estávamos nos preparando para um atendimento pré-clínico, o Alô Doutor, com um tele- atendimento, que foi adaptado para o combate à pandemia. Foram mais de 60 mil pessoas que deixaram de ir aos postos de saúde, evitando aglomerações.”

O prefeito destacou ainda o trabalho de voluntários na cidade e que Florianópolis também foi a primeira cidade a implantar barreira sanitária em aeroportos. “Foram medidas duras, mas necessárias. Agora estamos nos preparando para uma nova fase, com a liberação do transporte coletivo, mas com protocolos de segurança, com rigor.”

Retomada econômica

Julio Garcia e Gean Loureiro manifestaram que o momento atual é de esquecer as diferenças e divergências políticas para que o estado e o país possam retornar sua economia no pós-pandemia. O presidente da Assembleia assegurou que os deputados estão trabalhando com um espírito colaborativo e que, em sua avaliação, os líderes devem tomar medidas coerentes e embasadas em conhecimento técnico.

Transporte coletivo

O prefeito da Capital manifestou sua preocupação com as possíveis aglomerações com o retorno do transporte coletivo, mas alertou que a prefeitura adotou um protocolo de segurança rigoroso para evitar perda do controle nos casos de Convid-19. “Não é hora do libera geral. Temos que ser rigorosos agora, para podermos ter um retorno seguro da nossa economia.”

Eleições municipais

Para o presidente da Assembleia Legislativa, Julio Garcia, o Brasil deveria prorrogar o mandato dos atuais prefeitos e vereadores, aproveitando o período para realizar uma reforma política, acabando com a reeleição e adotando um mandato de cinco anos. “Devemos aproveitar a crise e fazer essa reforma.”

Já o prefeito Gean Loureiro é contrário à prorrogação dos mandatos, lembrando que os prefeitos e vereadores foram eleitos para um mandato de quatro anos. “Na verdade, tenho evitado falar de política, pois o foco agora é de combate à pandemia”, acrescentou. Loureiro ponderou que também é adepto da necessidade urgente de uma reforma política.

Brasil e a pandemia

Na avaliação do presidente da Assembleia, o Brasil não deve ter seus números de casos da pandemia comparados com outros países. Ele observou que o Brasil é um país continental e que muitos países da Europa são do tamanho de estados brasileiros. O prefeito Gean Loureiro enfatizou que é contrário às criticas que o governo federal vem recebendo no combate a pandemia. “Temos todos que colaborar com o Brasil. Não é fácil administrar o país. Defendo a união de todos.”

Lide

Fundado no Brasil, em 2003, o Lide  (Grupo de Líderes Empresariais) é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa nas esferas pública e privada. Presente em diversos países com 23 frentes de atuação, o grupo conta com 33 unidades regionais e internacionais com o propósito de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE