• Presidente da Alesc cumpre roteiro de visitas no Vale do Itajaí

Presidente da Alesc cumpre roteiro de visitas no Vale do Itajaí

31 Mar, 2017 10:56:57 - Política

Florianópolis (SC)

Assuntos como saúde pública e mobilidade urbana fizeram parte da agenda do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Silvio Dreveck (PP), que cumpriu, ao longo de quinta-feira (30), um roteiro de visitas no Vale do Itajaí. O chefe do Legislativo estadual visitou o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a Prefeitura, em Gaspar. Já em Blumenau, reuniu-se com prefeitos das 14 cidades que integram a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI).

No hospital de Gaspar, o parlamentar visitou algumas alas da unidade e pode ver de perto as principais demandas da área da saúde. A visita foi acompanhada do prefeito Kleber Wan-Dall (PMDB) e pela secretária municipal de Saúde, Dilene Jahn Mello. Ela pontuou as necessidades do setor, destacando como prioridade verbas para o custeio mensal.

Segundo Dilene, o repasse seria para a realização de aproximadamente quatro mil cirurgias pendentes, represadas por falta de recursos. “Queremos produzir e ser uma referência para as cidades vizinhas, dando apoio a outros hospitais de grande porte da região, realizando assim cirurgias de média complexidade”, informou.

Dreveck lembrou as autoridades sobre o importante papel da Assembleia, em 2016, quando foi aprovada a emenda constitucional que aumentou os repasses mínimos obrigatórios do governo do Estado para área da Saúde, de 12% para 15%. “O Parlamento já deu uma grande contribuição com o aumento do percentual destinado a Saúde. Além da PEC, o Legislativo também devolveu dinheiro para o Poder Executivo com a finalidade de ser canalizado à Saúde” afirmou.

O presidente da Alesc disse que o Parlamento em 2017 vai buscar de algum modo contribuir para buscar atender os municípios. Quanto às reivindicações, Dreveck vai levar ao conhecimento dos demais deputados e também do governador Raimundo Colombo (PSD), na tentativa de encontrar uma solução.  

Mobilidade Urbana

Ainda em Gaspar, Silvio Dreveck acompanhou na prefeitura a apresentação de um projeto de uma obra viária para região. A proposta apresentada a partir de um estudo elaborado pelo secretario de Planejamento Urbano, Alexandre Gevaerd, visa à implantação de um Anel Viário de Contorno Urbano.

Segundo ele, a intenção é desviar o fluxo de veículos do Centro de Gaspar. “Entre Gaspar, Brusque, Blumenau e Itajaí passam diariamente 25 mil veículos. Com a obra teríamos uma redução de veículos passando pelo mesmo local, especialmente em horários de pico”, explicou o secretário.

Considerando o problema de mobilidade urbana urgente, o prefeito de Gaspar vê na obra uma solução. Segundo ele, ela iria ligar os bairros de Gaspar, possibilitando que o trânsito interno permita a locomoção de um bairro ao outro sem precisar acessar o Centro, uma vez que, atualmente, tanto o trânsito local quanto o regional utilizam as mesmas vias. “Nossa intenção é unificar nas quatro cidades o pedido para que a execução do projeto possa acontecer”, pontuou.

Um documento pedindo apoio para que a obra seja realizada foi entregue ao presidente, que no momento reconheceu a importância do anel viário, principalmente porque moradores de outras cidades precisam passar pelo local. “Somente o contorno viário vai amenizar o impacto do trânsito. Vamos levar este pleito ao governador, na tentativa de incluir a obra em um programa de apoio aos municípios, que deve ser efetivado em breve”, frisou.

Demandas municipais  

Já em Blumenau, Silvio Dreveck esteve na Associação do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) em reunião com os prefeitos. O encontro foi realizado para que os gestores públicos pudessem passar as demandas municipais ao parlamentar.

Representando 14 munícipios, o presidente da AMMVI e prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi  (PMDB), destacou que, entre as diversas demandas do Médio Vale do Itajaí, está a necessidade de as associações terem voz nas decisões em nível estadual.  “Queremos ter a oportunidade de opinar nas decisões tomadas na Assembleia Legislativa, especialmente nos projetos direcionados às prefeituras. Além deste pedido, os prefeitos da AMMVI querem que a Assembleia fiscalize os repasses de recursos do governo do Estado aos municípios. O Estado precisa cumprir os prazos previstos para o repasse, pois precisamos manter os recursos em dia para assegurar os atendimentos na área da Saúde”, afirmou.

Dreveck ouviu e todas as solicitações e ao receber um documento com a lista das demandas se comprometeu a buscar apoio às demandas que competem ao Legislativo.

TEXTO/AGÊNCIA ALESC
FOTO/MIRIAM ZOMER

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE