Preservando a saúde masculina no campo

28 Nov, 2017 16:33:31 - Saúde

Chapecó (SC)

A saúde e a qualidade de vida no meio rural são prioridades dentro do Sistema formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC). Pensando em promover oportunidades de educação para a promoção de saúde e prevenir doenças masculinas o Sistema promove o Programa Especial Saúde do Homem.

Nesta quarta-feira (29) o evento ocorre em Urupema. Cerca de 200 homens participarão do evento que tem a parceria do Sindicato Rural e da Secretaria de Saúde de Urupema e da Sociedade Brasileira de Urologia de Santa Catarina (SBU/SC). A programação terá início às 07h30 com a coleta de sangue para a realização de exames e, na sequência ocorre a recepção com café da manhã. O presidente do Sindicato Rural de Urupema Juvelino de Souza será o anfitrião do evento e o vice-presidente de finanças da FAESC Antônio Marcos Pagani de Souza representará a entidade.

A supervisora do SENAR/SC na região do Planalto Serrano Stephanye Fanton explica que as agentes de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Urupema Atuam antes, durante e após o evento. Fazem a pré-inscrição, passam orientações sobre a preparação para a coleta dos exames no dia evento, acompanham os resultados e disponibilizam atendimento médico para todos os participantes que apresentarem alterações nos resultados dos exames.

Além da coleta de sangue para a realização dos exames Antígeno Prostático Específico (PSA) e Colinesterase, os produtores rurais terão acesso a palestras sobre as principais doenças que atingem o público masculino. Os participantes são orientados sobre a importância a prevenção de doenças e do compromisso com o autocuidado. “O exame físico da próstata (toque retal) é importante para o diagnóstico precoce, uma vez que cerca de um em cada cinco homens com câncer de próstata têm exame do PSA normal. Por isso incentivamos que os produtores rurais façam os exames físicos para prevenir a doença”, observa o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

Quanto mais cedo for descoberto o câncer de próstata, um dos principais a atingir a população masculina, mais chances de cura existem para a doença. Dados oficiais demonstram que a partir dos 50 anos cerca de 30% dos homens podem desenvolver o câncer e acima de 80 esse número sobe para 50%. “A intenção do Sistema FAESC/SENAR-SC é mobilizar os produtores rurais para que cuidem de sua saúde e realizem exames preventivos para que tenham qualidade de vida e possam desempenhar plenamente suas funções”, complementa o presidente do Conselho de Administração do SENAR/SC, José Zeferino Pedrozo.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE