•  Espaço Ambiental é mais uma novidade dos 50 anos da Efapi.

Preservação e Sustentabilidade

02 Out, 2017 14:15:48 - Variedades

Chapecó (SC)

A Polícia Militar Ambiental prepara uma programação intensa para a 20ª edição da Exposicão-Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi), que ocorrerá de 06 a 15 de outubro. A intenção é surpreender os visitantes logo na chegada ao Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves. Em uma área de 600 metros, funcionará o chamado Espaço Ambiental. No local, estarão presentes além da Polícia Militar Ambiental, instituições como a Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA) e o Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC), distribuindo materiais informativos.

Painéis educativos, viaturas e equipamentos da Polícia Militar Ambiental e materiais apreendidos – como embarcações utilizadas na pesca ilegal, por exemplo – são alguns dos atrativos que estarão expostos no espaço.  “Durante a Efapi, estaremos em pleno período de piracema. Até o dia 31 de janeiro, a atividade da pesca fica restrita para que possamos proteger as mais diversas espécies de peixes”, explica o Major Sadiomar Dezordi, subcoordenador da comissão de meio ambiente. Ele completa: “Queremos aproveitar a Efapi para fazer essa conscientização. A vida dos nossos rios depende desse cuidado”.

São parceiros da Polícia Militar Ambiental a Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), que disponibilizará por três dias o Eco-ônibus, um veículo especialmente preparado para ações de conscientização ambiental e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), que desenvolverá atividades no Túnel da Biodiversidade. No local, os visitantes poderão conhecer animais nativos do Estado, frutos de caça ilegal ou vítimas de acidentes nas estradas, que passaram por um processo de conservação para serem expostos. O Instituto Goio-Em também participa da ação, fornecendo peixes para exposição durante o evento.

Sustentabilidade é a palavra-chave do projeto. A energia utilizada no espaço será gerada por meio de placas fotovoltaicas, que produzem energia a partir da luz solar, graças a uma parceria com a empresa Ecosol. Quem for até o espaço, poderá acompanhar em tempo real o consumo e a geração de energia.

Os jovens protetores ambientais estarão presentes, recebendo e orientando os visitantes. Haverá distribuição de mudas nativas e chimarrão à disposição, além de sorteios diários de “Lekinhos”, o tamanduá que é a mascote da Polícia Militar Ambiental. “Nosso desafio é fazer desse local um espaço de convivência, que possa ser aproveitado pelas famílias e também de conscientização ambiental”, afirma Dezordi.

Mas todas essas atividades são só uma parte de um conjunto de ações que envolvem a Polícia Militar Ambiental. Com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a instituição é responsável ainda pela realização do plano de destinação de resíduos sólidos do Parque. E também elaborou um plano de compensação de dióxido de carbono. “Orientamos os 400 expositores que façam uso do transporte coletivo ou solidário durante a feira e que façam o descarte adequado dos resíduos sólidos. Durante o evento, visitaremos cada stand para orientar e fiscalizar”, alerta Dezordi.

O Espaço Ambiental é mais uma novidade para marcar os 50 anos da Efapi. A coordenadora de paisagismo Margarete Farezin afirma que a intenção é provocar a reflexão: “Nosso objetivo é promover a educação ambiental e fazer com que o público em geral possa perceber a necessidade de preservar o que temos.”

A preocupação com a preservação vai além do evento. Dentro do planejamento de ações ambientais, a Prefeitura e as instituições parceiras pretendem realizar no ano que vem um plantio de mudas nativas no Parque de Exposições. “Esse plantio deve ocorrer no inverno, porque é a época correta. Porém, é mais um legado que os 50 anos da Efapi deixarão para Chapecó”, finaliza Margarete.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal